Jornal Povo

Grande Rio homenageia pai de santo em desfile com Paolla Oliveira e problemas com carros

Grande Rio contou a história do pai de santo Joãozinho da Gomeia nesta madrugada de segunda-feira (24).

A escola criada em 1971 tenta seu primeiro título do Grupo Especial, mas teve problemas com dois carros, que podem diminuir as notas em quesitos como evolução e harmonia.

  • O abre-alas chamou atenção com tons terrosos e belos retalhos de panos e crochê, além de “um homem-pássaro”. Só que uma parte dele ficou parada na concentração deixando um “buraco” na avenida;
  • O quarto carro, unindo candomblé e carnaval, se movimentou com dificuldades durante quase todo o desfile;
  • Um dos destaques da tricolor de Caxias foi a volta de Paolla Oliveira como rainha de bateria, fantasiada de Cleópatra, após dez anos fora.
  • Paolla não foi a única famosa sambando. A escola teve nomes como Monique Alfradique, Agatha Moreira e Luísa Sonza.

    Indo além das celebridades, a escola fez questão de contar com detalhes a trajetória de Joãozinho, a começar pela comissão de frente, sobre a infância do líder religioso.

    Os componentes fizeram lembrar os tempos em que ele foi tomar banho no rio e relatou ter visto um grande pássaro. Depois, descobriria que se tratava da entidade cabocla que o guiaria até o fim da vida.

    As alas também representaram os períodos conturbados de Joãozinho. Uma delas retratou a busca por cuidado médico após sofrer fortes dores de cabeça e outra reviveu a dificuldade de ter que dormir em sacos de embrulhar carne, em um armazém.

    O terreiro da Gomeia, na cidade de Duque de Caxias, foi retratado no terceiro carro. O desfile terminou com uma crítica ao fato de o mesmo terreno estar abandonado.

    Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora fizeram sua estreia no Grupo Especial com a missão de recolocar a escola em um bom posto.

    Nos últimos dois anos, a Grande Rio ficou de fora do Desfile das Campeãs e tenta voltar a ele com o enredo “Tata Londirá: O canto do caboclo no quilombo de Caxias”.

    Resta saber até que ponto os contratempos com os dois carros vão prejudicar as notas da escola.