Jornal Povo

Honda tem até esta quarta para aparecer em sistema da Ferj e estrear domingo pelo Botafogo

Torcida, diretoria e comissão técnica do Botafogo têm uma data limite nesta quarta-feira. E, se tudo der certo, outra na quinta. Isso porque esses são os dias em que Keisuke Honda tem para estar regularizado no Bira (sistema da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Ferj, que mostra os jogadores aptos a participarem das competições). Mas isso não vai ser tarefa fácil.

O sistema de geração de visto de trabalho no Brasil tem uma burocracia detalhada. Da parte do Alvinegro, tudo já foi feito – inclusive contratando uma empresa especializada em resolver essas questões – e os documentos foram entregues. Resta agora algumas pendências para que Honda saia do país para voltar com o visto de trabalho. Dado o Carnaval, não houve movimentação desde sexta-feira para que o jogador esteja legalmente liberado.

Honda já treina com o elenco desde o início de fevereiro, mas ainda não entrou em campo — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Honda já treina com o elenco desde o início de fevereiro, mas ainda não entrou em campo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Mas por que quarta e quinta?

Segundo o regulamento estabelecido pela Ferj para o Campeonato Carioca, jogadores a serem inscritos na competição têm que estar com o nome presente no Bira (mesmo com pendências) no penúltimo dia útil antes ao início da rodada. Nesta sexta-feira começa a Taça Rio, com Bangu x Portuguesa e Volta Redonda x Macaé. O departamento de registro da Federação funcionará nesta quarta de cinzas entre 13h e 18h.

Portanto, para poder entrar em campo às 19h no Nilton Santos contra o Boavista neste domingo, o nome de Keisuke Honda precisa estar no sistema. Além disso, há a necessidade de que ele esteja sem pendências no último dia útil antes da rodada, ou seja, quinta-feira.

A ideia original do Botafogo para a estreia de Honda – desde que estivesse em condições de jogo – era que fosse um jogo transmitido pela televisão aberta, em que a torcida pudesse acompanhar no Nilton Santos. Pelo calendário do Alvinegro, esse jogo pode ser a partida contra o Bangu, marcado pela terceira rodada da Taça Rio.

Caso não haja qualquer registro do nome do japonês no Bira da Ferj nesta quarta-feira, ele estará fora da partida contra o Boavista. Agora é questão de tempo.

Fonte: Globoesporte