Jornal Povo

Rio terá hospital especial para pacientes com coronavírus

RIO — O secretário estadual da Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, afirmou em entrevista coletiva nesta sexta-feira que, em até 40 dias, será inaugurado um hospital com 75 leitos, que poderá ser 100% dedicado ao coronavírus no caso de uma epidemia no estado. Não ficou claro, porém, se será erguida uma nova instalação ou se um centro médico já existente será destinado a isso.

Ele detalhou, porém, que uma ala de um hospital já existente, com 20 leitos, também poderá ser separada para esta finalidade. Os dois centros de saúde que receberão pacientes não terão os nomes divulgados, informou.

O Estado do Rio tem 17 casos suspeitos de infecção sendo monitorados: Rio de Janeiro (8, sendo seis residentes e dois estrangeiros), Niterói (3), Maricá (1), Macaé (1), Nova Friburgo (1), Resende (1) e Nova Iguaçu (1 estrangeiro). Além desses, uma notificação foi feita por Niterói, mas o local da residência ainda está sendo investigado. Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem para países com circulação ativa do vírus.

Santos antecipou ainda que cenas como o uso de máscaras no aeroporto podem se tornar habitual:

—  Nossa vigilância de saúde está fazendo procedimentos, como manter pessoas retidas no avião até decidir aquelas que podem desembarcar. Essas cenas serão cada vez mais comuns para evitar que o vírus entre em nosso estado. A população não está acostumada, mas isso está previsto no plano de contingência.

Segundo ele, uma operação foi realizada nesta sexta no Aeroporto Internacional do Galeão para o exame de uma pessoa com suspeita de coronavírus que chegou ao país. A suspeita, no entanto, foi descartada. O passageiro estava vindo de Dubai, nos Emirados Árabes. O número do voo nem o trajeto do avião foram divulgados.

Plano de contingência e ‘onda de fake news’

O secretário afirmou que o Rio está “vivendo com uma onda de fake news” em relação ao contágio. E reconheceu que há um clima de nervosismo entre a população e que o papel do governo estadual é evitar que o pânico se instale.

Segundo ele, as notícias falsas sobrecarregam desnecessariamente as unidades de saúde, atrapalhando inclusive os pacientes de outras doenças.

— Não temos nenhum caso confirmado de coronavírus no Rio de Janeiro. Temos vários casos sob investigação. Não há nenhuma evidência de que o coronavírus esteja circulando em nosso meio, e isso muda significativamente as providências que devemos adotar. E no Brasil não há circulação do vírus.

De acordo com Santos, o plano de contingência já está desenhado desde o dia 31. Foram feitas reuniões com todas as secretarias municipais de Saúde, inclusive com oficinas de treinamento para casos como eventual isolamento de casos suspeitos.

O estado, segundo o secretário, está em fase de contenção: monitoramento de portos e aeroportos. É a fase 0, quando o vírus não está presente ou não está circulando. A fase 1 corresponde à circulação do vírus de forma endógena; a segunda, se ele circular na região metropolitana. A terceira, já com epidemia instalada.

Santos afirmou que a população deve se precaver ao máximo para evitar outras doenças, de modo a não ocuparem leitos que eventualmente sejam necessários para coronavírus. Segundo ele, as pessoas não estão se vacinando como deveriam para sarampo, por exemplo.

O estado também antecipará a campanha de vacinação para influenza. E reconheceu que também haverá ocorrências sobre dengue e chicungunha.

Sobre o casal internado em Paraty, Santos afirmou que a contenção “pode ser um ato previsto”.

— (Eles) Procuraram espontaneamente. As autoridades municipais procuraram autorização judicial para internação. Isso está previsto na legislação que permite casos eventuais de quarentena, exames compulsórios que ponham em risco a saúde pública.

Fonte: O Globo