Jornal Povo

Atlético-MG fecha com Jorge Sampaoli; argentino estreia após o clássico contra o Cruzeiro

Agora, sim! Dois meses após a negociação frustrada, a direção do Atlético-MG e o técnico Jorge Sampaoli chegaram a um acordo neste domingo. O treinador argentino acertou a contratação com a cúpula do Galo e assume a vaga, antes ocupada pelo venezuelano Rafael Dudamel. O vínculo será assinado formalmente nesta segunda-feira ou, no mais tardar, na terça pela manhã conforme apurou o GloboEsporte.com.

Jorge Sampaoli fechou com Atlético-MG após reunião na casa de empresário, em BH — Foto: Reprodução/Internet
Jorge Sampaoli fechou com Atlético-MG após reunião na casa de empresário, em BH — Foto: Reprodução/Internet

O acordo foi definido em encontro na casa do empresário Renato Salvador, líder de um dos grupos parceiros do clube na contratação. Após a publicação da notícia, Sérgio Sette Câmara, presidente do Atlético-MG, usou as redes sociais para oficializar a contratação de Jorge Sampaoli.

A estreia de Sampaoli no comando do Galo, inicialmente, seria diante do Cruzeiro, no próximo sábado, no Mineirão, pelo Estadual. Entretanto, o treinador só será apresentado oficialmente no início da próxima semana e, no clássico mineiro, a equipe alvinegra seguirá sob o comando do interino James Freitas.

Depois da eliminação na Copa do Brasil, para o Afogados-PE, a diretoria do Atlético-MG demitiu Dudamel, comissão técnica, além de Rui Costa, ex-diretor de futebol do clube, e Marques, que ocupava oposto de gerente de futebol. As demissões ocorreram na madrugada de quinta-feira, com a delegação ainda no interior de Pernambuco. Imediatamente após as saídas, o comando alvinegro retomou as conversas com Sampaoli, que esteve na mira do Galo no fim do ano passado.

Sampaoli estava na cidade natal, em Casilda, próximo a Rosário, em Santa Fe, na Argentina. Na manhã deste domingo, chegou a Belo Horizonte, após escala no Rio de Janeiro. Segundo o Blog do PVC, o Atlético-MG precisou contar com a ajuda de investidores para atingir os valores pedidos pelo argentino. Os custos serão de mais de R$ 1 milhão por mês para Sampaoli e sua comitiva.

Jorge Sampaoli e Gabriel Andreatta na fila de embarque para voo rumo a Belo Horizonte — Foto: Júlio F. Werneck
Jorge Sampaoli e Gabriel Andreatta na fila de embarque para voo rumo a Belo Horizonte — Foto: Júlio F. Werneck

Nas tratativas, assim como antes, o Galo terá o suporte financeiro de conselheiros que também são parceiros comerciais do clube por meio de empresas, como a construtora MRV, parceira do Galo na construção do novo estádio, e o Hospital Mater Dei.

Aos 59 anos, Jorge Sampaoli estreou no futebol brasileiro no início do ano passado, quando assumiu o comando do Santos, onde foi vice-campeão na última edição do Campeonato Brasileiro. As rusgas com a diretoria do Peixe fizeram o treinador pedir demissão no fim de 2019 e acionar o clube paulista na Justiça por dívidas trabalhistas.

O argentino chegou a ser pretendido pelo Palmeiras, antes de abrir conversas com o Galo, mas as exigências feitas pelo estrangeiro impediram o acerto com ambos os times. Sampaoli foi jogador de equipes amadoras na Argentina. Estreou como técnico Alazan, equipe de pouco destaque no país vizinho. O treinador ganhou visibilidade quando passou pela Universidad de Chile, onde venceu o Campeonato Chileno, em duas oportunidades, e a Copa Sul-Americana.

Sampaoli comandou o Santos no Brasileirão 2019 — Foto: Ivan Storti/Santos FC
Sampaoli comandou o Santos no Brasileirão 2019 — Foto: Ivan Storti/Santos FC

O passo seguinte foi comandar a seleção chilena, que conquistou a Copa América de 2015 e quase surpreendeu o Brasil, nas oitavas de final, da Copa do Mundo de 2014, em pleno Mineirão. Em 2016, ele dirigiu o Sevilla, da Espanha, classificando o time para a Liga dos Campeões. Em 2017, Sampaoli foi confirmado como técnico da seleção argentina, levando os hermanos para a Copa da Rússia, em 2018. A fraca campanha do time de Messi no Mundial provocou a demissão do técnico após 15 jogos, com 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.

Fonte: Globoesporte

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.