Jornal Povo

PREFEITURA DE QUEIMADOS INSTALA GABINETE DE CRISE PARA ATENDER VÍTIMAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS

Durante as fortes chuvas que atingiram o município de Queimados e outros municípios da Baixada Fluminense, na madrugada deste domingo (1), a Prefeitura Municipal de Queimados implantou um gabinete de crise para atendimento às famílias atingidas e também para reparar danos causados pelo forte temporal, o maior desde 2013, tendo registrado 140 milímetros, o equivalente ao que choveu em todo o mês de janeiro do ano passado.

Reunião de emergência

As principais áreas atingidas foram os bairros: Fazendinha (138 milímetros em 24 horas), Jardim da Fonte (109 mm), Inconfidência (105 mm), Parque das Palmeiras (96 mm), Morro da Caixa D’Água (73,6 mm), entre outros.

O Gabinete de Crise está sediado na sede da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SESP) – Rua Félix, 1581 – Centro –. O órgão está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil e conta ainda com a participação das Secretarias de Serviços Públicos, Obras, Educação, Assistência Social e a Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais.

Além do Gabinete de Crise, a Prefeitura disponibilizou quatros pontos de apoio para acolhimento das famílias atingidas pelas chuvas, são eles: CRAS do Bairro Valdariosa (Rua Juno, s/n – Parque Olimpo), CRAS Nova Cidade (Rua Cecilia, 1523 – Vila Camarim), CRAS Vandir Dutra (Rua Pedro Lima, s/n – São Roque) e a Escola Municipal Oscar Weinschenck (Rua Heloísa, s/n – Vila do Tinguá).

A Prefeitura de Queimados informa que equipes da Defesa Civil estão em prontidão desde a madrugada em diversas regiões da cidade. Até o momento, foram registrados sete deslizamentos de massa, além de casos de inundações e alagamentos. Ao fim do dia, será divulgado um balanço oficial com os principais números registrados. A Defesa Civil conta com um plantão 24 horas para o registro de ocorrências, através do telefone: 2665-7615.

Informações importantes:

• Há previsão de mais chuva nas próximas horas entre 60 e 70 milímetros. A orientação é para que as famílias que estão em área de risco, como encostas de rios e canais, procurem abrigo em local seguro;
• O Programa Limpa Rio, iniciado nesta semana, terá continuidade e chegará a todos os rios e córregos da cidade;
• Assim que houver a estiagem das chuvas, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos iniciará o mutirão de limpeza nas regiões atingidas;
• Qualquer emergência, acionar o plantão 24 horas pelo telefone: 2665-7615.

Fonte: PMQ

Por/ Arinos Jornalista