Jornal Povo

Mesquita segue com força-tarefa para amenizar danos causados pela chuva

Mais de 750 pessoas já passaram pelos CRAS da Chatuba, Juscelino e Santa Terezinha, que estão abertos para acolherem as famílias afetadas

A Prefeitura de Mesquita segue com os trabalhos de força-tarefa nos bairros da cidade. As chuvas que afetaram o município nas últimas horas prejudicaram, principalmente, as regiões da Chatuba, Santa Terezinha, Coreia e Centro. Retroescavadeiras e caminhões estão sendo utilizados para a desobstrução das vias públicas e todas as áreas do governo estão atuando em conjunto para dar suporte à população afetada. De acordo com números da Secretaria Municipal de Assistência Social, mais de 750 pessoas receberam suporte dos CRAS que foram abertos hoje especialmente para a ação. Neles, mais de 150 famílias receberam acolhimento e doações, principalmente de cestas básicas, kit de limpeza e higiene pessoal e água, além de serem orientadas sobre a situação. Apesar de ter sido oferecido como abrigo para quem precisasse, a Escola Municipal Che Guevara recebeu apenas doações feitas pelos mesquitenses e essas já foram redirecionadas aos locais de necessidade.

As principais sugestões de doação feitas pela Prefeitura são de kits de limpeza pessoal e geral; colchonetes ou colchões; fraldas geriátricas e infantis; roupas de cama, banho e em geral; cobertores; água e leite.

A Defesa Civil da cidade, juntamente com a Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito, age para o controle de danos e ajuda aos cidadãos. Locais como a Rua Coronel França Leite, onde o solo cedeu nesta manhã, já foram interditados e passam pela avaliação de profissionais.

Defesa Civil e bombeiros

Para entrar em contato com a Defesa Civil de Mesquita, a população pode ligar para 199 de qualquer fixo ou para o (21) 2696-2391 de qualquer aparelho. Caso seja necessário entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, o número é 193.

Funcionamento

As chuvas causaram, ainda, danos ao funcionamento da máquina pública. Em função disso, a sede da Prefeitura de Mesquita não realizará atendimento aos munícipes nesta segunda-feira, dia 2 de março. As atividades se concentrarão na organização e limpeza do local. No entanto, o funcionamento interno ocorrerá normalmente, para fins de licitação e demais tarefas do governo municipal. Os serviços voltarão na terça feira, dia 3.

Já as unidades de saúde e educação da cidade, como escolas, clínicas da família e postos de saúde, seguirão com suas atividades. O mesmo vale para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Segundo a secretária de pasta, Erika Rangel, os munícipes que ainda precisarem de atendimento nesta segunda-feira ou os que estiverem interessados em realizar doações, poderão recorrer às seguintes unidades, no horário de 9h às 17h:

Chatuba – Rua Adolfo de Albuquerque 398;

Santa Terezinha – Rua Hélio Mendes do Amaral 220, na Praça Sete Anões;

Juscelino – Avenida São Paulo 465, no Centro;

Rocha Sobrinho – Avenida Coelho da Rocha 1426;

Banco de Areia – Rua Bicuíba 48.