Jornal Povo

Bebianno: Carlos Bolsonaro tentou montar uma Abin paralela no Planalto

O ex-secretário geral da Presidência, Gustavo Bebianno, afirmou nesta segunda-feira que um delegado da Polícia Federal participou da tentativa de montagem de uma Agência Brasileira de Inteligência (Abin) paralela, por iniciativa do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). Questionado se o delegado seria o atual diretor da Abin, Alexandre Ramagem, Bebianno preferiu não responder.

Resultado de imagem para bebiano no roda viva
Ex-secretário geral da Presidência Gustavo Bebianno (PSDB) No programa Roda Viva

– Eu lembro o nome do delegado. Mas não vou revelar por uma questão institucional e pessoal – afirmou o ex-ministro, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, exibido ao vivo nesta noite.

Bebianno disse que o episódio aconteceu nos primeiros meses do governo, quando Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) apareceu com os nomes de um delegado federal e de três agentes que fariam parte de uma suposta Abin paralela. Segundo Bebianno, ele e o então ex-ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz, demitido meses depois, desaconselharam o presidente, sob o argumento de que a medida poderia motivar impeachment.

Bebianno ainda acusou Carlos Bolsonaro de comandar um “gabinete de ódio” no Planalto, onde, segundo o ex-ministro, são fabricadas notícias falsas.

  • Eu disse ao presidente que as notícias falsas não podiam estar dentro do Planalto porque poderiam dar em impeachment. Mas a pressão que o Carlos faz é tão grande que o pai não consegue se contrapor ao filho. É como aquela criança que quer um presente no shopping, esperneia e o pai não tem pulso para dizer não – contou Bebianno.

Fonte: O Globo