Jornal Povo

Estudo japonês associa pior condicionamento físico ao alto uso de smartphones

De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência de Esportes do Japão, a força e o condicionamento físico das crianças japonesas apresentou uma queda de 2018 para 2019. A causa da queda pode estar relacionada ao tempo em que as crianças passam usando o celular.

Parte das análises começou em 2008, e, de acordo com os dados, o desempenho de meninos do quinto ano do ensino fundamental foi o mais baixo desde que a pesquisa começou. Por sua vez, o desempenho de meninos do segundo ano do ensino médio apresentou a pior marca dos últimos cinco anos.

Uma outra parte da pesquisa foi conduzida entre abril e julho de 2019, analisando cerca de dois milhões de estudantes japoneses matriculados entre o quinto ano do ensino primário e o segundo ano do ensino fundamental. A crianças foram testadas em oito categorias, incluindo tempo de corrida por 50 metros e firmeza das mãos.

Os resultados apresentaram uma piora em relação aos números apresentados nos testes de 2018, mostrando também que o declínio foi pior entre os meninos. Tanto meninos quanto meninas apresentaram o pior desempenho registrado em arremesso de bola.

A culpa pode ser do celular

A pesquisa registrou uma queda na quantidade de alunos do ensino fundamental e médio que gasta sete horas ou mais por semana em atividade física, fora as aulas de educação física das escolas. Novamente, a queda foi maior entre os meninos.

Uma consideração importante feita pela pesquisa foi de que os alunos que passavam três horas ou mais diariamente no celular registraram pontuações de desempenho físico menores do que a média.

Entre as crianças do ensino fundamental que usam smartphones, consoles de jogos ou computadores pessoais por uma hora ou mais por dia, 83,3% são meninos, enquanto 73,1% são meninas. Já nos alunos do ensino médio o percentual ficou em 90,3% entre meninos e em 87,6% entre meninas.

Incentivar a criança a brincar e a praticar exercícios é muito importante para seu desenvolvimento e aprendizagem. Além disso, atividades ao ar livre são essenciais para o bom funcionamento do organismo. É importante respeitar os limites dos pequenos e investir em roupas e sapatos adequados para a prática de esportes, como um tênis adidas infantil, mantendo a criança confortável e segura a todo o momento.