Jornal Povo

Projeto reúne centenas de pessoas para a prática do exercício físico

Com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir doenças relacionadas à síndrome metabólica e a depressão, o profissional de Educação Física Marcio Souza Matos criou o projeto No Limiar Sports na Comunidade do Quitungo, em Bras de Pina/RJ, que atende mais de 200 pessoas com atividades de Treinamento Funcional, ginástica calistênica e introdução à Corrida. 

A escolha pelos métodos se deu por conta do baixo custo de investimento além da possibilidade de concentrar um número grande pessoas em uma mesma aula. Outras importantes características adotadas surgiram a partir de resultados que apontaram para a eficiência dos exercícios multiarticulares no processo de emagrecimento, na melhoria das atividades da vida diária, na performance em diversos esportes, tudo isso aliado a experiência do Prof. Marcio com esse tipo de treinamento.

O Projeto está no segundo ano e sobrevive pelo investimento do próprio profissional. “No ano passado buscamos patrocinadores para que pudéssemos estruturar melhor as nossas atividades e com isso qualificar melhor o nosso atendimento e ampliar a capacidade, entretanto, não obtivemos o necessário para isso. Uma contribuição voluntária foi proposta para esse ano, mas as aulas continuam sendo gratuitas”.

As atividades acontecem em uma única turma, contemplando, majoritariamente, adultos com o volume de treino pré-estabelecido. “A partir daí os participantes executam os exercícios propostos de acordo com o seu nível de condicionamento, onde o mais importante não é o desempenho alcançado, mas sim o tempo de atividade continua que conseguir realizar, o que certamente impacta positivamente sua saúde”, disse o profissional. 

O projeto nasceu da necessidade pessoal do prof. Marcio. “Depois de cirurgias no joelho ganhei peso e com ele todos os problemas associados: hipertensão, aumento da glicemia, dores articulares, perda da autoestima e episódios semelhantes à depressão. Iniciei com pequenas caminhadas acompanhado do meu filho mais novo e logo antigos alunos e amigos começaram a acompanhar e quando percebi estávamos com cerca de 100 pessoas reunidas, todos os dias, para realizar pelo menos 1h exercícios na busca por uma melhor qualidade de vida”.

Aliado a isso, segundo o profissional, estava a proposta de promoção de saúde como ferramenta não farmacológica no controle de peso e doenças relacionadas à síndrome metabólica. “Iniciamos, talvez, um dos maiores movimentos de cultura física na Zona Norte da cidade, no qual reunimos no ano passado, um grupo com cerca de 250 pessoas, com média de 120 pessoas por aula”.

Ao longo do primeiro ano de existência, o profissional já teve relatos de melhoria significativa na qualidade de vida dos participantes, física, metabólica e também psicológica, pois a interação entre os alunos trouxe uma perspectiva positiva para o convívio dentro da comunidade.  Variáveis como Pressão Arterial e Indicie Glicêmico sofreram impactos relativamente positivos, além da frequência às clínicas médicas por motivo de saúde, ficaram cada vez mais raras, o que pode ser associado ao início das atividades em nosso projeto.

As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas, das 07h45 às 08h45, e segundas, terças e quintas, das 20h às 21h. Para participar, basta enviar uma mensagem para o número (21) 98285-1099.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.