Jornal Povo

TJ-RJ tem votos para punir juiz por morosidade em processos

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) já tem maioria para punir um juiz por morosidade, que significa a demora para analisar processos. Já votaram a favor da punição 21 dos 25 desembargadores do Órgão Especial. A votação, no entanto, foi interrompida na última segunda-feira (2) por um pedido de vistas.

Se o resultado for confirmado, Claudio Cardozo França será o segundo juiz do estado punido por esse motivo. A sessão aconteceu na última segunda-feira (2) e 21 desembargadores analisaram o processo administrativo disciplinar contra o juiz.

Claudio Cardozo França foi, durante 12 anos, titular da 5ª Vara Cível da comarca de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Segundo a corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio, entre 2016 a 2018, foram 49 reclamações na ouvidoria do tribunal por demora no julgamento. Ainda de acordo com o relatório, na última inspeção feita na vara, em dezembro de 2018, havia 3,2 mil processos aguardando conclusão na comarca, ou seja, prontos para o juiz despachar.

Outros 4,3 mil processos também estavam paralisados há mais de 60 dias, o que à época representava quase 40% do acervo do cartório. De acordo com a corregedoria, os autos não eram encaminhados ao juiz por ordem dele próprio.

O juiz chegou a receber uma advertência em 2015 também por morosidade. Agora, a punição pode ser a censura.

“A primeira punição é uma advertência, que nada mais é que um aviso ao servidor que cometeu alguma infração. Simplesmente para que ele não cometa novamente. A segunda é uma censura, que impede promoções por um período de um ano normalmente. A mais grave é a aposentadoria compulsória”, disse o especialista em Direito Administrativo, advogado Felipe Pacheco.

O que diz o juiz

A GloboNews procurou o TJ-RJ para saber se o juiz gostaria de se manifestar. Segundo o tribunal, os juízes só se manifestam no auto do processo.

No processo, o juiz Claudio Cardozo França se defendeu dizendo que recebeu processos de outras varas cíveis, que teve problema com desestruturação da equipe do cartório e que a produtividade dele é maior que a de outros juízes cíveis da comarca.

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.