Jornal Povo

Algemado, Ronaldinho Gaúcho tem nova audiência com a Justiça para saber se segue preso

Algemados, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e o seu irmão Assis chegaram ao Palácio de Justiça de Assunção, para uma audiência com a juíza Clara Ruiz Diaz, que determinará se eles continuam presos ou não pelo uso de documentos falsos. Eles deixaram o complexo da Agrupación Especializada da Polícia Nacional do Paraguai na manhã deste sábado, onde passaram a noite em uma cela após solicitação de detenção do Ministério Público.

Resultado de imagem para Ronaldinho Gaúcho chega algemado ao Palácio de Justiça de Assunção
Ronaldinho Gaúcho chega algemado ao Palácio de Justiça de Assunção

Ronaldinho e Assis foram presos preventivamente na noite desta sexta-feira após ação do Ministério Público, para impedi-los de deixar o Paraguai (eles haviam comprado passagem de volta para o Brasil para a manhã deste sábado). Na quinta-feira, o MP havia decidido não abrir processo formal contra eles, mas no dia seguinte o juiz Mirko Valinotti, do Juizado Penal de Garantias de Assunção, teve uma audiência de seis horas com os envolvidos, não aceitou essa tese e deu 10 dias para a promotoria investigar o caso e dar o parecer definitivo.

Resultado de imagem para Ronaldinho Gaúcho chega algemado ao Palácio de Justiça de Assunção
Ronaldinho Gaúcho passou a noite na Agrupación Especializada — Foto: Martín Fernandez

Ronaldinho e Assis tiveram os documentos retidos na última quinta-feira, um dia depois da chegada ao Paraguai para participar de eventos promocionais. O MP considerou que ambos “foram enganados em sua boa fé”. A promotoria decidiu usar o “critério de oportunidade”, recurso no Código Penal paraguaio que deixaria livre de processo Ronaldinho e seu irmão (e empresário). Ele é usado quando os suspeitos admitem o delito e não têm antecedentes criminais no país.

A audiência desta última sexta-feira poderia ter resultado em uma pena de reparação social. Essa foi a sugestão negada pelo juiz Mirko Valinotti. A Procuradora-Geral do Estados, Sandra Quiñonez, determinou a substituição dos promotores do caso.

Juiz Marko Valinotti fala com a imprensa após ouvir o depoimento de Ronaldinho e Assis — Foto: Martín Fernández
Juiz Marko Valinotti fala com a imprensa após ouvir o depoimento de Ronaldinho e Assis — Foto: Martín Fernández

Três pessoas já foram acusadas após as investigações iniciais: o empresário Wilmondes Sousa Lira, apontado pela defesa de Ronaldinho como responsável pelos documentos falsos, e as paraguaias María Isabel Galloso e Esperanza Apolonia Caballero.

Wilmondes foi acusado por produção de documentos não autênticos, uso de documentos públicos de conteúdo falso e falsidade ideológica. Já María Isabel e Esperanza foram acusadas de uso de documentos públicos com conteúdo falso, e colocadas em prisão domiciliar.

Wilmondes Sousa Lira no momento da detenção, em Assunção - Agência EFE
Wilmondes Sousa Lira no momento da detenção, em Assunção – Agência EFE

María Isabel Gayoso Esperanza e Apolonia Caballero chegam à Promotoria para depoimento no caso Ronaldinho — Foto: Divulgação/Ministério Público do Paraguai
María Isabel Gayoso Esperanza e Apolonia Caballero chegam à Promotoria para depoimento no caso Ronaldinho — Foto: Divulgação/Ministério Público do Paraguai


Entenda o caso de Ronaldinho no Paraguai

Ronaldinho e Assis chegaram na manhã de quarta-feira em Assunção para participarem de evento da ONG Fundação Fraternidade Angelical. Ambos também foram ao país a convite do empresário Nelson Belotti, dono de um cassino que tem o ex-jogador como embaixador. Os passaportes no desembarque chamaram a atenção das autoridades.

Os dois passaram a ser suspeitos por uso de documentos falsos, mas apenas horas depois, à noite, membros do Ministério do Interior e do MP locais fizeram uma operação de busca.

Segundo o MP, passaportes, carteiras de identidade e telefones de R10 e Assis foram apreendidos no Yacht y Golf Club. Segundo o ministro do Interior Euclides Acevedo, os dois ficariam sob custódia no hotel até a manhã da última quinta-feira, quando foram prestar depoimento.

Ronaldinho Assis identidade Paraguai — Foto: Reprodução/Twitter
Ronaldinho Assis identidade Paraguai — Foto: Reprodução/Twitter

Fonte: G1