Jornal Povo

Coronavírus: Bolsonaro diz na TV que não há razão para pânico ainda que problema se agrave

Coronavírus: Bolsonaro diz na TV que não há razão para pânico ainda que problema se agrave

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (6) em um pronunciamento na TV que, ainda que a crise do novo coronavírus possa se agravar, “não há motivo para pânico”.

Mais cedo, nesta sexta, o Ministério da Saúde informou que o Brasil tem 13 casos confirmados de novo coronavírus. Além disso, segundo o ministério, 768 casos ainda são classificados como suspeitos.

“O momento é de união. Ainda que o problema possa se agravar, não há motivo para pânico. Seguir rigorosamente as recomendações dos especialistas é a melhor medida de proteção”, declarou o presidente.

Na semana passada, a chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, Socorro Gross, também disse que não há motivo para pânico porque, segundo ela, embora o vírus seja novo, há muita informação sobre como é a transmissão, o tratamento e quais casos podem ser severos.

‘Grande desafio’

Ainda no pronunciamento, Bolsonaro afirmou que o mundo enfrenta um “grande desafio” porque o novo coronavírus já está em todos os continentes, e o corpo humano não é imune à doença provocada pelo vírus.

O presidente destacou, ainda, que o Brasil reforçou o sistema de vigilância em portos, aeroportos e unidades de saúde.

“O governo federal vem prestando orientações técnicas a todos os estados por intermédio do Ministério da Saúde. […] Determinei ações que ampliam o funcionamento dos postos de saúde, bem como reforço aos nossos hospitais e laboratórios”, acrescentou.

Fonte: G1