Jornal Povo

Coronavírus: Rio confirma novos cinco casos, elevando o total para oito

A Secretaria estadual de Saúde confirmou mais cinco casos para o novo coronavírus no Rio de Janeiro. Ao total, o estado já diagnosticou oito pessoas com a Covid-19. Os novos cinco pacientes são três homens de 27, 42 e 70 anos, e duas mulheres de 56 e 61 anos que moram em Niterói (1) e Rio de Janeiro (4).

Segundo a pasta, todos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável.

Os pacientes retornaram de viagens à Europa, entre os dias 3 e 5 de março, com passagem por países como Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Israel, Egito e Grécia, apresentando febre, tosse e mialgia, entre outros sintomas. Quatro deles recorreram à rede de saúde particular e um recebeu atendimento médico domiciliar.

Os outros três casos são de mulheres. Duas moradoras da capital, de 42 e 52 anos, viajaram juntas para a Itália. A outra, de 27 anos, esteve na Itália (na Lombardia, região mais atingida pelo surto no país) e Alemanha entre 9 e 23 de fevereiro.

Mesmo com a confirmação destes novos cinco casos, o secretário estadual de saúde, Edmar Santos, afirma que o estado permanece em “Nível Zero” no plano de contingência.

“Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, diz, em nota.

A Secretaria estadual de Saúde acompanha, ainda, 123 casos suspeitos, sendo 58 na capital e 18 em Niterói. Dentre estas há sete turistas estrageiros.

Com as confirmações do Rio de Janeiro, o número de confirmações para o novo coronavírus no Brasil chegou a 30 casos.

Via: Jornal Extra