Jornal Povo

Odair destaca Fluminense em goleada, freia empolgação, mas frisa: “Estamos no caminho certo”

O Fluminense venceu com facilidade o Resende por 4 a 0, pela segunda rodada da Taça Rio, na noite deste domingo no Maracanã. Na coletiva pós-jogo, o técnico Odair Hellmann celebrou o placar elástico e a produção da equipe, mas fez questão de manter os pés no chão:

– Temos que comemorar a vitória, comemorar a produção ofensiva, chances criadas, o número de gols feitos. Tem bastante coisa positiva. Mas não podemos e não vamos nos empolgar com as vitórias. Vamos querer as vitórias, buscá-las até o último segundo de cada jogo. Mas quando tivermos derrota, temos que ter equilíbrio para fazer a leitura e seguir em frente. O trabalho que dá resultado precisa de regularidade, tanto dentro de campo, em termos de performance, quanto fora de campo, em termos de equilíbrio. Vamos seguir corrigindo e ajustando situações que aparecem.

Odair Hellmann  — Foto: André Durão/GloboEsporte.com
Odair Hellmann — Foto: André Durão/GloboEsporte.com

Odair ressaltou que acabou de completar apenas dois meses de trabalho à frente do Fluminense e que neste período já fez 13 jogos, sem muito tempo para trabalhar entre eles. Mesmo assim, o treinador tem visto evolução. O Tricolor tem 9 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, segundo melhor aproveitamento do ano entre os clubes da Série A, atrás apenas do Flamengo.

– São 60 dias de trabalho e 13 jogos. Isso dá uma média de pouco mais de 4 dias para cada jogo. Mostra uma evolução como equipe. Ainda não ganhamos nada, estamos buscando uma classificação para o 2º turno, mas já evoluímos em muita coisa, temos uma ideia delineada. Importante estarmos abertos a ajustes, mas estamos no caminho certo.

Ao ser perguntado sobre mais uma boa atuação da dupla de volantes Yago e Hudson, Odair preferiu destacar o coletivo do Tricolor:

– O futebol é um esporte coletivo. E quando o coletivo se consolida de uma forma em que todos têm entendimento, certamente as individualidades se potencializam e começam a se destacar. Nomear apenas Hudson e Yago seria injusto da minha parte. Coloco eles em um contexto, e o contexto é que todos estão produzindo bem.

Com a vitória, o Fluminense manteve a liderança do Grupo B da Taça Rio e também a ponta na classificação geral do Campeonato Carioca, o que pode garantir vaga direta na final, caso o Flamengo, vencedor da Taça Guanabara, fature também o 2º turno.

O Tricolor viaja na próxima terça-feira para Santa Catarina, onde enfrenta o Figueirense na noite de quarta-feira, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

– Jogo importante, duas partidas com características distintas. Resultado no primeiro jogo é importante. Que possamos, em Santa Catarina, manter nosso padrão de atuação. Isso acontecendo, estaremos muito mais próximos dos nossos objetivos. Nosso padrão tem sido bastante alto em muitos aspectos. Que possamos fazer um grande jogo lá, conseguir um bom resultado, respeitando o adversário, para assegurarmos a classificação aqui.

Outras declarações de Odair Hellmann:

SUBSTITUIÇÕES
As três possibilidades que você apontou (poupar jogadores, testar novas possibilidades e manter intensidade do time).

POUPAR EVANÍLSON
O Evanilson, no último jogo, comentou que a perna estava um pouco pesada. Cheguei a conversar com ele no início do jogo, mas ele disse que estava bem e fez o jogo e muito bem. Vinha de uma sequência forte. Você “limpa” o jogador não só na parte física, como também na parte mental e visualiza variações com jogadores de outras características no setor, que foi o caso do Marcos Paulo por dentro. Quando for uma decisão por parte tática ou técnica, falarei para vocês. Está tudo dentro de um contexto, planejamento, com base científica, para que sempre possamos manter a força para o próximo jogo.

BUSCA POR VAGA NA FINAL ATRAVÉS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
O regulamento tem tantas situações que você fica até meio confuso. Descobri hoje que se o mesmo time não ganhar o 2º turno, já não valeria essa situação de pontuação (maior na classificação geral). O Flamengo teria que ganhar o 2º turno e nós conseguirmos essa pontuação. Mas o primeiro objetivo é sempre o da classificação imediata (via título da Taça Rio). E se conseguirmos, dentro desse macro, manter essa liderança, ganha mais uma possibilidade. Trabalhamos com esses objetivos.

IRRITAÇÃO NA BEIRA DO CAMPO
Você vai me pegar os 90 minutos irritado. Às vezes eu me irrito comigo mesmo. Me irritei com o momento do jogo. Nos primeiros trinta minutos, criamos quatro, cinco situações perigosas de gol. Poderíamos ter criado o placar ali. E aí começamos a perder um pouco do dinamismo, da velocidade de passe, da troca de lado, do desequilibrar o adversário. Foi isso que conversei no intervalo, para que mantivéssemos a mesma postura que nos levou a abrir o placar e criar oportunidades.

ANÁLISE TÁTICA
Quando fizemos o gol e criamos duas, três situações claras o técnico adversário montou um tripé e uma linha de cinco por dentro e infiltrar é difícil. Tínhamos que rodar a bola de um lado para o outro para desequilibrar o adversário e aí os espaços iam surgir. Foi o que aconteceu no 2º tempo.

GANSO
O Ganso é útil entrando no 2º tempo ou a qualquer momento do jogo. É um jogador que respeitamos muito, de muita qualidade. Contamos com a qualidade dele dentro de campo, com a experiência e maturidade, com a vivência que ele tem fora de campo – ele ajuda muito os mais jovens também. Tem nos ajudado bastante e continuará nos ajudando.

MARCOS PAULO DE CENTROAVANTE
Gostei. O “9” pode guardar um e ganhar o jogo. Fez gol, participou. Em alguns momentos, por não estar tão habituado a jogar no centro do campo, de costas para receber… Mas foi bem, fez gol…

PODE JOGAR ASSIM JUNTO COM EVANILSON?
Ainda não consegui visualizar o Evanilson jogando pelo lado, mas ainda quero visualizar, porque acho que ele tem características para isso, pois é um jogador de potência. E isso abre possibilidade, dentro de um jogo, de troca de função. Em algum momento posso trazer o Marcos Paulo para dentro, abrir o Evanilson… Criar movimentos. Acho que os dois podem fazer o lado de campo e o centro do ataque.

RECADO PARA DIA DA MULHER
Tenho duas filhas especiais que amo muito, minha esposa, minha mãe, mulheres da minha família… Não podemos reverenciar as mulheres apenas no Dia da Mulher, das Mães, etc. Temos que reverenciá-las todos os dias. Elas são muito mais especiais que nós. Muito obrigado a todas.

Fonte: Globoesporte