Jornal Povo

Pescador é atingido por bala de borracha na cabeça ao entrar em área militar no RJ, diz Marinha

Um pescador foi baleado por uma bala de borracha na cabeça na noite de sábado (8). Segundo a Marinha, ele invadiu área de segurança militar, próximo à Ilha do Boqueirão em Magé, na Baixada Fluminense, e não atendeu a uma ordem de parada.

“Foi necessário o emprego de armamento não letal para que os procedimentos de segurança fossem cumpridos”, diz a nota (veja a íntegra no fim da reportagem).

Edilson Aderaldo Marques Filho estava embarcado com o irmão. Os dois estariam em local permitido, perto de um terminal de gás.

O irmão de Edilson, conhecido como Neném, estava na pescaria no sábado. Ele diz que é comum que os pescadores sejam atingidos por tiros.

“Nós íamos largar a rede na área ali dentro e vimos eles (militares) vindo buscar. Recolhemos a rede e saímos fora. Já lá fora, a quilômetros de distância, eles vieram atirando na nossa direção. Aí meu irmão acelerou o motor, aí continuaram atirando, perseguindo e atirando à queima roupa a uns 10 metros. Foi quando acertou na cabeça dele e ele parou com o motor”, relembra.

De acordo com o irmão da vítima, ele filmou a ação militar e quase teve o celular apreendido. Além disso, os dois teriam ouvido ameaças dos agentes.

A esposa de Edilson diz que eles foram perseguidos por militares até a Ilha de Paquetá, aos tiros. Ferido, ele teria sido detido e levado para Ilha do Governador.

A vítima foi levada para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. O estado de saúde é estável, segundo a Secretaria de Saúde.

Veja a íntegra da nota da Marinha:

“A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, informa que, na madrugada de ontem (07) 07), uma embarcação não identificada invadiu, sem autorização, a Área de Segurança Marítima do Centro de Munição da Marinha.

Após a ordem de parada não atendida, foi necessário o emprego de armamento não letal para que os procedimentos de segurança fossem cumpridos. O invasor atingido recebeu os primeiros socorros ainda na Organização Militar e, em seguida, foi encaminhado em estado de saúde estável ao Hospital mais próximo.

A Marinha esclarece ainda que a embarcação foi apreendida e que instaurou processo administrativo para apurar os fatos. A MB ressalta também que adota todos os procedimentos baseados na Lei e nas suas normas de segurança.”

Via: G1