Jornal Povo

Gilberto “desencanta” no Fluminense e se torna lateral com mais gols no novo Maracanã

O gol de Gilberto no último domingo, na vitória por 4 a 0 sobre o Resende, teve um gostinho especial. Mesmo sem saber, o camisa 2 do Fluminense igualou a marca de Edilson, atualmente no Cruzeiro, como o lateral com mais gols no novo Maracanã: cinco ao todo (relembre todos no vídeo acima). A reinauguração do estádio aconteceu dia 27 de abril de 2013.

– Confesso que eu não tinha pensado nisso, mas já que aconteceu, fico muito feliz. Já é muito gratificante jogar e fazer gol no Maracanã, agora sendo um dos laterais com mais gols… Fico muito feliz. Só tenho agradecer a Deus e trabalhar para cada vez mais poder ajudar o Fluminense e, se tiver oportunidade, fazer mais gols – disse.

As cinco vezes que Gilberto balançou as redes no novo Maracanã, inclusive, foram com a camisa tricolor, mesmo tendo sido revelado pelo Botafogo e acumulado passagem pelo Vasco. Além dos rivais mandarem seus jogos no Nilton Santos e São Januário, foi pelo Fluminense que ele “desencantou” no geral.

Antes de chegar ao clube das Laranjeiras, em 2018, o lateral só tinha dois gols na carreira – um pelo Internacional, no Gaúcho de 2014, e outro pelo Botafogo, no Carioca de 2015, em jogo realizado no Engenhão.

Agora, Gilberto soma 12 gols como profissional, sendo 10 pelo Fluminense – e, destes, metade no novo Maracanã. Como jogador tricolor, ele atuou 96 vezes e também já deu 12 assistências, sendo sete no estádio.

Top 5 de laterais com mais gols no Novo Maracanã

  • Gilberto, atualmente no Fluminense: 5 gols (todos pelo Fluminense)
  • Edilson, atualmente no Cruzeiro: 5 gols (4 pelo Botafogo e 1 pelo Grêmio)
  • Leonardo Moura, atualmente no Botafogo-PB: 4 gols (todo pelo Flamengo)
  • Trauco, atualmente no Saint-Étienne, da França: 3 gols (todos pelo Flamengo)
  • Yago Pikachu, atualmente no Vasco: 3 gols (1 pelo Paysandu e 2 pelo Vasco)

Curiosamente, as cinco vezes que Gilberto balançou as redes no estádio, o Fluminense não perdeu. Com exceção de um Fla-Flu no ano passado, que terminou empatado em 1 a 1, o Tricolor venceu os outros quatro confrontos. Veja abaixo:

Fator casa: Gilberto marcou metade de seus gols pelo Fluminense no Maracanã — Foto: André Durão
Fator casa: Gilberto marcou metade de seus gols pelo Fluminense no Maracanã — Foto: André Durão

Mais uma marca batida ⚽✅

Lateral artilheiro do novo Maracanã… E da década também. Com os 10 golspelo Fluminense, Gilberto superou Carlinhos, com nove, como lateral do clube que mais vezes balançou as redes de 2011 para cá.

Mas se levarmos em consideração os gols do lateral-esquerdo desde que chegou ao clube, em 2010, ele ainda leva pequena vantagem sobre Gilberto: 12 a 10.

Fonte: Globoesporte