Jornal Povo

RJ tem 4 cidades entre as 20 do país com pior tratamento de esgoto

Quatro cidades do Estado do Rio de Janeiro estão entre os vinte municípios do país com os piores índices de tratamento de esgoto, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil, que analisou o desempenho das 100 maiores cidades do país nos indicadores de saneamento básico. São eles: São Gonçalo, Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti.

De acordo com as informações, o país possui quase metade da população sem coleta de esgoto.

Segundo o estudo, São João de Meriti foi a pior colocada no Estado do Rio de Janeiro. Tem 0% de esgoto tratado e caiu três posições em relação ao ranking do ano passado.

A prefeitura da cidade informou que metade do esgoto da cidade é coletado, mas não é tratado e que este é um problema histórico de toda a região da Baixada Fluminense e que as cidades dependem de ação do Governo do RJ, pois os municípios não têm condições de arcar com os custos da operação.

Belford Roxo, também na Baixada, tem apenas 5,5% de tratamento de esgoto. A cidade subiu quatro posições em relação ao ranking anterior.

Duque de Caxias subiu duas posições e conta com 8,1% de tratamento dos detrito.

A Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana, afirmou que possui um plano de saneamento básico desde 2015 e que atua com metas e soluções graduais para resolver a situação.

A cidade de Nova Iguaçu afirma que a informação do Instituto Trata Brasil, de que a cidade só trata 1,45% do esgoto coletado, não condiz com a realidade e que a cidade conta com 65 estações de tratamento de esgoto em funcionamento – sendo 10 municipais, 17 em condomínios do Minha Casa Minha Vida e 38 particulares, tratando 19% do esgoto doméstico. E que cinco delas serão inauguradas no primeiro semestre de 2020.

Confira a posição das cidades do RJ que participaram do estudo:

18º – Niterói
20º – Petrópolis
47º – Campos dos Goytacazes
52º – Rio de Janeiro
72º – Nova Iguaçu
87º – São Gonçalo
89º – Duque de Caxias
91º – Belford Roxo
92º – São João de Meriti

Niterói aparece no ranking com 100% de tratamento do esgoto que recolhe, mas com uma taxa de recolhimento ainda não-universalizada de 95%.

A Prefeitura de Niterói informou que está investindo em mais uma estação de tratamento de esgoto e que, este ano, a coleta deve chegar a 100% da cidade.

Abastecimento de água

O estudo também leva em consideração o abastecimento de água potável. Neste quesito, a cidade de Belford Roxo aparece como o pior município do estado.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, quase 25% da população do município não recebe água tratada em casa.

Via: G1