Jornal Povo

Polícia Civil descarta possibilidade de sabotagem em abastecimento da Cedae

A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) divulgou, nesta quinta-feira que não houve sabotagem ou infração penal na captação e distribuição de água da Cedae. Segundo a corporação, o inquérito foi concluído e encaminhado ao Ministério Público. 

Em fevereiro, o ex-presidente da companhia, Hélio Cabral, informou que a concessionária abriu dois procedimentos apuratórios sobre a qualidade da água distribuída. Na época, ele informou que a Polícia Civil iria apurar a possibilidade de uma sabotagem. A hipótese foi levantada pelo governador Wilson Witzel, no início de fevereiro.

A crise no abastecimento teve início em janeiro, quando a população de diversos bairros da capital do Rio e da Baixada Fluminense passou a notar que a água que chegava às casas estava com gosto e cheiro de terra. Em resposta, a empresa emitiu um comunicado afirmando que a água havia passado por testes laboratoriais e era considerada ideal para o consumo. Ainda segundo a Cedae, a causa da mudança no sabor, no cheiro e na cor era geosmina, substância encontrada no solo e em algas, que não causa danos a saúde.

Após os problemas com a geosmina, a Cedae passou a utilizar carvão ativado para tratar a água que era distribuída para as residências. Logo na primeira semana de fevereiro, os consumidores passaram a sentir gosto de detergente e a empresa constatou, por meio de análise laboratorial, a presença do material na água bruta que chega à Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu. O fornecimento chegou a ser interrompido por conta do problema. 

Via: O Dia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.