Jornal Povo

Prefeitura retoma a demolição de imóveis irregulares em Rio das Pedras nesta quarta-feira

Depois da demolição de 131 imóveis, a maioria lojas irregulares, na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, a prefeitura vai se reunir com os comerciantes afetados.

Nesta quarta-feira (11), a prefeitura dá continuidade à Operação Tolerância Zero, às margens do canal do Rio das Pedras, até que sejam demolidas as cerca de 200 construções. A maioria é comercial, mas também serão retiradas algumas residências. Trinta famílias devem ser afetadas.

Superintendente regional da Barra da Tijuca, Sancler Mello vai receber esses comerciantes na quinta-feira (12) para que eles passem por um cadastro e para que sejam dadas alternativas para a situação deles.

Depois, a prefeitura disse que vai fazer a dragagem do canal , que alaga e deixa a região debaixo d’água quando chove. Todos os imóveis derrubados estavam em área de preservação ambiental, não edificante, obstruindo a calha do rio e impedindo sua limpeza.

Os comerciantes reclamaram que a solução poderia ser resolvida de outra forma e disseram que buscaram legalização, mas que a prefeitura nunca deu atenção a eles.

A advogada dos comerciantes, Roseane Gomes, considerou a derrubada dos boxes comerciais um ato cruel e arbitrário.

“Eles não deram nenhum direito de defesa para os moradores. Deram um prazo muito curto, de 72 horas, para que eles desocupassem a área. Vou continuar recorrendo na Justiça. Tenho o apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB e vou ver se consigo uma liminar para anular esse ato do prefeito”, disse a advogada.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Habitação, na quarta-feira passada (4) os comerciantes foram notificados pela segunda vez sobre as demolições e receberam uma ordem para desocupar o espaço em 72 horas. Mesmo sabendo do que ia acontecer, na manhã de terça-feira (10), comerciantes e moradores protestaram com pneus queimados na Avenida Engenheiro Souza Filho.

A prefeitura disse que já cadastrou 13 famílias – que terão as casas demolidas – para que recebam o aluguel social. O superintendente Sancler Mello disse que vai oferecer a comerciantes e moradores de Rio das Pedras a legalidade.

“Estamos retirando eles de uma área de alto risco, risco de vida não só para quem está ali, mas também para quem está no entorno. Vamos oferecer condições de trabalho. Eles vão ser realocados próximos de onde já exerciam o comércio. Juntos poderão ser melhor fiscalizados, melhor orientados, a ordem urbana será nossa meta para que tudo possa fluir normalmente. Não vamos ceder à criminalidade”, disse o superintendente.

A prefeitura já anunciou que outras duas regiões vão ser alvos da Operação Tolerância Zero: Muzema, no Itanhangá, na Zona Oeste, e em comunidades do bairro Jardim América, na Zona Norte da cidade.

Via: G1