Jornal Povo

RJ terá decreto para internação compulsória de casos graves do novo coronavírus, diz secretário

Em entrevista ao RJ1, o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, confirmou nesta quarta-feira (11) que o estado do RJ terá um decreto para internações compulsórias de pacientes que estejam em estado grave após terem contraído o novo coronavírus.

Para os demais casos e aqueles que ainda dependem de confirmação, a recomendação continua sendo isolamento domiciliar, segundo o secretário.

O decreto que regulamentará a internação compulsória no RJ será editado pelo governador Wilson Witzel.

“Na verdade, ele [Wilson Witzel] está se referindo no aspecto legal onde a autoridade sanitária, o secretário estadual de saúde ou os secretários municipais de saúde não precisam pedir à Justiça autorização para que se necessário tomar uma medida que beneficia a coletividade do ponto de vista sanitário. Mas a internação ela só tá indicada para os casos graves. Os casos que não são graves e que forem suspeitos ou confirmados vão seguir em isolamento domiciliar, como a gente já tem feito, não vai ter novidade nenhuma”, disse o secretário.

Casos de internação

O secretário esclarece que a internação é uma indicação médica e deve ser seguida para o bem do paciente.

“A internação é uma indicação clínica do paciente, então assim, se não internar vai morrer em casa. Então não tem o caráter de uma obrigatoriedade que a autoridade sanitária está impondo. É uma orientação médica que ele se interne para o bem dele.”

Para Edmar Santos, o paciente que se recusar a ficar internado corre risco.

“Se ele não quiser ficar ele vai morrer de falta de ar em casa. Acho que a gente não vai ter problema com os casos que têm indicação de internação. O isolamento domiciliar é que realmente vai ter que ser seguido à risca. A pessoa e os familiares de contato continuado, como marido e filhos, têm que entrar em isolamento domiciliar pelo período de 14 dias. Isso realmente tem que ser seguido sob risco de estar expondo a saúde da coletividade.”

Transmissões comunitárias em até 30 dias

O estado do Rio tem 8 casos confirmados do novo coronavírus, sendo seis na capital, um em Barra Mansa, no Sul, e um em Niterói, na Região Metropolitana. Além desses, outros 119 casos são investigados, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Todos os casos confirmados são importados, ou seja, de pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram contato com alguém que retornou de viagem.

O secretário estima, no entanto, que as transmissões comunitárias aconteçam em até 30 dias, que são aquelas que circulam no estado e não há informações de como a pessoa contraiu o vírus.

Santos disse também que o estado está preparado para a propagação do vírus. Segundo ele, em 15 dias o RJ terá 78 leitos; em 30 dias, mais 75; e em 60 dias, 220 leitos.

O estado deverá contar também com recursos do governo federal para arcar com as novas despesas.

Eventos esportivos, shows

Ainda segundo Santos, o decreto também poderá ser usado para garantir a saúde da população em outras situações, como no cancelamento de espetáculos e eventos esportivos.

“Tudo que a dado momento de enfrentamento da crise tiver amparo cientifico fazer para minimizar o risco da coletividade poderá ser feito, sem nenhum problema. Então, se em algum momento for necessário, eventualmente, evitar que eventos em estádio, shows, cinemas tenham que acontecer (…) a gente vai proceder para garantir a saúde da população, mas lembrando sempre que a gente vai informar cada momento, em que nível de contato nós estamos, quais são as melhores medidas, para que a população faça aderência à nossa orientação e que não precise ser um enfrentamento de força.”

Via: G1