Jornal Povo

Ministro da Saúde diz que suspensão de aulas por causa do coronavírus pode trazer risco para avós

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, comentou nesta quinta-feira (12) a decisão do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), de suspender aulas na rede pública e privada por cinco dias. Para ele, os mais velhos correm risco com a medida, uma vez que os pais têm que trabalhar e muitas crianças costumam ficar com os avós.

“‘Vou suspender a aula por cinco dias!’. Eles têm um caso. Um caso. Os alunos vão para suas casas. Pai e mãe estão trabalhando. Com quem ficam as crianças? Com os avós. Quem é o maior grupo de risco? Os idosos”, explicou Mandetta.

O ministro alertou que confinar as crianças pode prejudicar os mais velhos.

“Você sabe que a criança é assintomática ou tem forma leve. ‘Vamos proteger as crianças, vamos mandá-las para a casa dos avós’. Depois de uma semana, 10 dias, os idosos vão começar a aparecer em bloco nas unidades de saúde com dificuldades respiratórias”, afirmou.

“A gente se pauta por evidências científicas. Se as pessoas partem com ‘eu acho que é assim, eu tenho a impressão, fulano está fazendo, eu vou fazer também…’, aí já é uma questão do pacto federativo”, destacou Mandetta.

O decreto de Ibaneis também suspende, nesse período, eventos que exijam licenças do governo do Distrito Federal.

Pedido de verba

Mandetta reforçou os apelos ao Congresso para a liberação de cerca de R$ 5 bilhões em recursos das emendas de responsabilidade do relator do Orçamento para gastos da pasta no combate ao coronavírus.

“Perguntem ao relator”, disse Mandetta. O ministro se referiu a deputado Domingos Neto (PSD-CE), responsável por indicar a destinação de R$ 30 bilhões em emendas parlamentares.

Nesta quarta-feira (11), questionado sobre a proposta do ministro, o relator Domingos Neto afirmou que o Congresso será “solidário” às medidas necessárias.

“Isso é uma preocupação mundial, muito grande nossa. Levei a minha conversa com o ministro ao presidente Rodrigo Maia, e o ministro disse que ia procurar o presidente Rodrigo Maia e o presidente [do Senado] Davi [Alcolumbre] neste sentido”, afirmou.

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.