Jornal Povo

Projetos de lei voltados à proteção animal são aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça da Alerj

Propostas de autoria do deputado Max Lemos (MDB) preveem a criação da Campanha Dezembro Verde e proibição do uso de coleira de choque em cães.

Foto: Felipe Carvalho. Deputado Max Lemos

Rio: A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou por unanimidade, na última semana, dois projetos de lei voltados à proteção animal. Ambas as propostas têm a autoria do deputado Max Lemos (MDB) e preveem a criação da campanha “Dezembro Verde” – Não ao Abandono de Animais, que consiste em um mês inteiro  de ativismo e conscientização, destinado à reflexão e a realização de ações educativas sobre o abandono dos animais e a proibição do uso e a comercialização de coleira de choque em cães no estado do Rio.

As propostas seguirão para as demais comissões competentes até ir a discussão e votação em plenário, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. Sobre o primeiro projeto proposto, o deputado Max Lemos sustenta que o mês de dezembro faz parte de um período crucial, em que o número de animais abandonados acaba aumentando consideravelmente. “Nessa época, em razão da proximidade das férias, do período de festividades natalinas e de viagens há um crescimento alarmante nessa quantidade de animais em situação de rua. Por isso a importância de usarmos essa fase do ano para buscar a conscientização da população”, defende.

O texto elenca quatro objetivos que devem nortear todas as ações de conscientização à população: informar que o abandono de animais é crime, além de ser ato de maus-tratos;  dar maior visibilidade ao tema estimulando a guarda responsável e a prevenção ao abandono de animais; contribuir para melhoria dos indicadores relativos ao abandono de animais no estado; e ampliar o nível de resolução das ações direcionadas ao abandono de animais por meio de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área.

Já sobre o PL que prevê a proibição do uso de coleira de choque em cães, Max diz que tem por objetivo impedir maus tratos aos animais de modo a estimular outras formas de adestramento, sem a produção de crueldade. “Os donos literalmente estão eletrocutando seus animais, mesmo que esta ação não resulte em morte. Isso precisa acabar”, conclui.

Por: Arinos Jornalista.

Fonte: Jornalista Felipe Carvalho

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.