Jornal Povo

Autoridades do RJ se reúnem nesta sexta-feira para discutir medidas contra o avanço do coronavírus

O governo do estado vai se reunir nesta sexta-feira (13) com representantes de diversos setores para discutir medidas emergenciais de combate ao novo coronavírus.

A Prefeitura do Rio também convocou secretarias para definir os próximos passos.

O número de casos confirmados no estado subiu para 16 — três deles por transmissão local.

No estado, a reunião terá representantes das concessionárias de transportes e do setor de entretenimento, como teatros e cinemas.

Transportes

As empresas que administram os transportes públicos do RJ já adotaram medidas de segurança para conter a Covid-19.

BARCAS

A CCR Barcas disponibilizou dispensers com álcool gel a 70% nas estações e informa, por meio de locuções e de um banner no site da empresa, acerca de ações preventivas contra a propagação do vírus.

TRENS

A SuperVia instaurou nesta quinta (12), um comitê interno e e contratará equipes especiais para executar trabalhos de desinfecção interna dos trens. As ações serão tomadas gradativamente, considerando o nível de alerta oficial emitido pelas autoridades públicas.

BRT

O BRT Rio começou a divulgar as informações oficiais das autoridades de saúde para esclarecer as principais dúvidas de passageiros e colaboradores sobre a doença. Foi veiculada nas redes sociais a cartilha do Ministério da Saúde sobre os sintomas do coronavírus e prevenção, e há cartazes no sistema informando sobre a Covid-19.

VLT

O VLT Carioca vai liberar automaticamente o serviço de portas para que os usuários não precisem tocar no botão. Além disso, a empresa vai intensificar suas ações diárias de limpeza das composições, agregando a desinfecção dos balaústres, bem como reduzir a periodicidade da limpeza já realizada nos aparelhos de ar-condicionado.

METRÔ

O MetrôRio reforçou a limpeza nos trens e estações. A concessionária também está veiculando campanhas educativas a fim de orientar os passageiros e colaboradores.

Ciclo do coronavírus — Foto: Arte/G1

Expediente restrito

Nesta quinta (12), o Judiciário e o Legislativo fluminenses anunciaram restrições de acesso para conter o coronavírus.

ALERJ

O acesso da Alerj vai ser restrito para deputados, funcionários e imprensa. Visitas guiadas e audiências públicas serão suspensas, e comissões especiais farão reuniões por videoconferências. As medidas devem entrar em vigor na próxima semana e vão durar 30 dias. As sessões deliberativas no plenário, no entanto, seguem mantidas.

CÂMARA

A Câmara dos Vereadores permitirá apenas a entrada de parlamentares, servidores, estagiários, terceirizados, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos e representantes de instituições de âmbito nacional.

Visitantes só terão acessos de autorizados pelos respectivos gabinetes e cadastrados. Eventos não relacionados com as atividades legislativas estão suspensas. Sessões solenes também deverão ser evitadas e o número de convidados para os debates de audiências públicas será reduzido. A visitação pública e o uso das galerias A e B também estará suspenso.

TJ

O Tribunal de Justiça colocará em prática medidas a partir desta sexta para diminuir a circulação de pessoas na corte. “Os prazos serão suspensos em relação aos processos físicos, os eletrônicos vão tramitar normalmente.

Os serventuários irão trabalhar “home office” – ou seja, vão prestar o serviço em casa através do meio eletrônico. O prazo inicialmente será de 14 dias e poderá ser renovado por mais 14 dias”, diz o presidente do TJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares. As portas dos fóruns, entretanto, não serão fechadas e casos urgentes serão julgados.

OAB-RJ

Em ato publicado na tarde desta quinta-feira, dia 12, o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, suspendeu temporariamente as cerimônias de entrega de carteira aos novos inscritos. Os novos inscritos já podem retirar os documentos de identificação profissional. Para isso, é preciso procurar o Departamento de Seleção e Inscrição e formalizar o termo de compromisso por escrito.

Educação

UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu as atividades extracurriculares e cancelou férias de professores e funcionários essenciais para o enfrentamento do novo vírus.

Entre as atividades extracurriculares estão aulas inaugurais, eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais, posses e cerimônias de entrega de títulos.

IFRJ

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) anunciou nesta quinta-feira (12) que as aulas da instituição estão suspensas por causa do novo coronavírus. Atividades nos campi e na Reitoria estão suspensas desta sexta-feira (13) até terça-feira (17).

Fonte: G1