Jornal Povo

Coronavírus: Ministério da Saúde recomenda cancelar, adiar jogos ou portões fechados em todo o Brasil

Em novo comunicado distribuído nesta manhã de sexta-feira, às 11h, o Ministério da Saúde recomenda para todos os estados do Brasil o cancelamento, adiamento de partidas ou, se não houver tempo hábil para estas medidas, a realização de jogos com portões fechados em razão da pandemia do novo coronavírus.

A determinação vale para todos as unidades federativas, explicou o Ministério da Saúde, que reforçou: “os jogos de futebol se enquadram em eventos de massa. Desta forma devem seguir as orientações do Ministério da Saúde.”

Apesar de o Ministério fazer recomendação para todo o território nacional, a CBF emitiu nota oficial (veja a íntegra abaixo) na qual determinou o fechamento dos portões apenas em jogos nas capitais dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

A regra vale também para Libertadores – que já está suspensa – e Copa do Brasil. Mas a orientação do Ministério da Saúde já foi adotada também por outras federações. As partidas dos campeonatos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal não terão público nos estádios neste fim de semana.

A norma já é válida para as partidas deste fim de semana.

Com grifo em vermelho, Ministério da Saúde ressalta determinações para eventos de massa — Foto: Reprodução Ministério da Saúde
Com grifo em vermelho, Ministério da Saúde ressalta determinações para eventos de massa — Foto: Reprodução Ministério da Saúde

Até a noite dessa quinta-feira, a CBF ainda não havia se manifestado contra realização de eventos esportivos, com a permissão de autonomia de governos e prefeituras locais, com a anuência de cada federação estadual de futebol. A entidade avaliava a evolução das ocorrências e futuras medidas.

Mas a própria entidade nacional do futebol cumpre determinação de combate ao coronavírus. Funcionários da CBF, o que inclui toda a comissão técnica, estão de quarentena – não devem ir até a sede da entidade na Barra da Tijuca por 14 dias. A CBF não tem informação ainda de nenhum atleta de futebol que contraiu o coronavírus. Um vídeo institucional foi gravado para funcionários, com orientações gerais, como uso de álcool gel e máscaras em determinadas ocasiões e lavagem de mãos.

Estão previstas as seguintes partidas para as capitais dos dois estados nesta rodada.

Campeonato Paulista

Sábado
19h – São Paulo x Santos – Morumbi

Domingo
16h – Corinthians x Ituano – Arena Corinthians

Morumbi terá arquibancadas vazias no clássico entre São Paulo e Santos — Foto: Marcos Ribolli
Morumbi terá arquibancadas vazias no clássico entre São Paulo e Santos — Foto: Marcos Ribolli

Campeonato Carioca

Sábado
18h – Flamengo x Portuguesa – Maracanã

Domingo
16h – Botafogo x Bangu – Nilton Santos
18h – Vasco x Fluminense – Maracanã

Segunda-feira
16h – Madureira x Volta Redonda – Conselheiro Galvão

Nota oficial da CBF:

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sintonia com as orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, determina que, a partir desta sexta-feira (13), todas as partidas de futebol marcadas para as cidades de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) sejam realizadas sem a presença de público.

A CBF já comunicou as Federações Estaduais de futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro para que tomem as medidas necessárias em relação às competições disputadas nas respectivas cidades.

Essa medida tem prazo indeterminado e está sendo tomada por conta do estágio de transmissão comunitária do coronavírus, já identificado pelo Ministério da Saúde nestes centros urbanos, situação que gerou a recomendação expressa de restrição do contato social nestes eventos.

A CBF monitora de forma permanente o cenário nacional junto ao Ministério da Saúde, cujas orientações continuarão balizando as decisões da entidade.”

Fonte: Globoesporte

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.