Jornal Povo

Witzel diz que decretará situação de emergência no RJ devido ao novo coronavírus

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, disse que vai decretar nesta segunda-feira (16) situação de emergência no estado devido ao novo coronavírus.

O governador fez a afirmação durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (16) no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul, onde está montado o gabinete de crise para controle da doença.

Governador Wilson Witzel durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira no Palácio Guanabara — Foto: Gabriel Barreira/ G1
Governador Wilson Witzel durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira no Palácio Guanabara — Foto: Gabriel Barreira/ G1

O estado de emergência se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. Segundo o governador, não há prazo para o fim do estado de emergência.

Durante a coletiva, o governo não explicou o que será feito com o decreto de emergência, mas a reportagem do G1 apurou que a situação de emergência vai permitir contratações emergenciais na área da Saúde, além de determinar os empreendimentos que devem ser fechados ou devem funcionar parcialmente. Veja alguns exemplos:

  • Shoppings funcionarão em um turno;
  • Lojas estarão fechadas e só a praça de alimentação ficará aberta;
  • Os bares e restaurantes das praças devem funcionar com 1/3 das mesas;
  • Academias devem ser fechadas.

“É para se adequar imediatamente. Crianças estão em casa. Trabalhadores e também empresários têm que fazer o home-office. Tem que reduzir sensivelmente a presença nas ruas”, afirmou o governador.

Paciente grave

O secretário de Saúde, Edmar Santos disse que o paciente que está internado na rede privada com coronavírus é o mais grave no estado do Rio. Ele voltou a fazer um apelo para que as ruas se esvaziem e citou exemplo da Itália.

“Ele apresentou pequena melhora, mas segue muito grave. Noventa e cinco[casos] estão em investigação. A Itália, há um mês, estava numa situação igual a nossa hoje. Atualmente, é uma tragédia humanitária. As ruas só estão vazias depois que morreram mais de mil pessoas. Precisamos esvaziar as ruas hoje antes que haja algum morto”, disse.

Restaurantes e shoppings

Witzel disse ainda que, após conversas com representantes de shoppings, restaurantes e cinemas vai aperfeiçoar o decreto atual consolidando as propostas para declarar situação de emergência podendo justificar as medidas que sejam tomadas. Essas reuniões ocorreram na manhã desta segunda-feira.

Uma das propostas estudadas é que os shoppings reduzam seu funcionamento para um turno. As praças de alimentação ficariam abertas recebendo apenas um terço dos clientes. O governador já tinha dito que iria orientar empresários para fecharem academias e restaurantes.

“As medidas são para restringir ainda mais a mobilidade das pessoas. A equipe econômica vai fazer sua parte. O Rio de Janeiro passa por situação grave, mas vamos disponibilizar R$ 320 milhões para ajudar pequenas, médias e microempresas. Vamos ajudar com financiamento e carência de 12 meses”, disse Witzel.

Fonte: G1