Jornal Povo

COI: Olimpíadas estão mantidas na data prevista apesar de coronavírus

Apesar da epidemia do novo coronavírus (Covid-19), a Olimpíada de Tóquio segue sua programação inicial. O Comitê Olímpico Internacional (COI) emitiu uma nota oficial nesta terça-feira em que reforça o compromisso de realizar os Jogos na data prevista, entre 24 de julho e 9 de agosto. O COI reconhece que o cenário é sem precedentes, mas não acredita ser momento para decisões drásticas, como um adiamento ou cancelamento.

– A saúde e o bem-estar de todos os envolvidos nos preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 são a nossa principal preocupação. Todas as medidas estão sendo tomadas para salvaguardar a segurança e os interesses dos atletas, treinadores e equipes de apoio. Nós somos uma comunidade olímpica, nos apoiamos nos tempos bons e nos difíceis. Essa solidariedade olímpica nos define como uma comunidade – disse Thomas Bach, presidente do COI.

Após reunião com as federações internacionais dos esportes olímpicos, o COI afirmou que vai haver mudanças nos critérios de classificação dos atletas. Apenas 57% das vagas para Tóquio foram preenchidas, afetando 42 das 50 modalidades olímpicas. Assim, o COI estabeleceu princípios para que cada esporte redefina a distribuição das vagas ainda não definidas.

A prioridade é utilizar os critérios pré-estabelecidos, caso haja acesso justo de todos os atletas elegíveis. As adaptações de critérios de classificação necessárias devem se basear em resultados de competições (como rankings e resultados históricos) e devem refletir os princípios do sistema original de classificação (como a distribuição de vagas por continente).

O COI também ressaltou as ações tomadas nos últimos dias sob orientação de uma força-tarefa formada por membros do COI, do governo japonês e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foram alterados os formatos dos eventos-teste dos Jogos e foi adaptado o revezamento da tocha olímpica.

Confira a íntegra do comunicado do COI

Esta é uma situação sem precedentes para o mundo inteiro, e nossos pensamentos estão com todos os afetados por esta crise. Estamos em solidariedade com toda a sociedade para fazer tudo para conter o vírus.

A situação em torno do vírus COVID-19 também está afetando os preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e está mudando dia a dia.

O COI permanece totalmente comprometido com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e, com mais de quatro meses antes dos Jogos, não há necessidade de decisões drásticas nesta fase; e qualquer especulação neste momento seria contraproducente.

O COI incentiva todos os atletas a continuarem se preparando para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 da melhor maneira possível. Continuaremos apoiando os atletas, consultando os atletas e seus respectivos CONs (Comitês Olímpicos Nacionais) e fornecendo-lhes as informações e desenvolvimentos mais recentes, acessíveis aos atletas em todo o mundo no site Athlete365 e por meio de seus respectivos CONs e IFs (Federações Internacionais).

O COI acredita que as muitas medidas tomadas por muitas autoridades em todo o mundo ajudarão a conter a situação do vírus Covid-19. Nesse contexto, o COI celebra o apoio dos líderes do G7, expresso pelo primeiro-ministro japonês Abe Shinzo, que disse: “Quero realizar as Olimpíadas e Paralimpíadas perfeitamente, como prova de que a raça humana conquistará o novo coronavírus, e eu ganhou apoio dos líderes do G7 ”.

Continuaremos a agir de maneira responsável e concordamos com os seguintes princípios imperiosos sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020:

1. Proteger a saúde de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus.

2. Proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico.

O COI continuará monitorando a situação até o dia 24 de julho. Já em meados de fevereiro, foi criada uma força-tarefa composta pelo COI, a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Comitê Organizador de Tóquio 2020, as autoridades japonesas e o governo metropolitano de Tóquio.

O objetivo da força-tarefa é garantir ações coordenadas de todas as partes interessadas. Tem a missão de manter uma avaliação constante da situação para formar a base para o planejamento operacional em andamento e as adaptações necessárias. A força-tarefa também monitora a implementação das várias ações decididas. O COI continuará a seguir as orientações desta força-tarefa. A decisão do COI não será determinada por interesses financeiros, porque, graças às suas políticas e seguros de gerenciamento de riscos, poderá, em qualquer caso, continuar suas operações e cumprir sua missão de organizar os Jogos Olímpicos.

Várias medidas foram tomadas.

O formato de todos os eventos de teste em março e abril foi alterado para permitir o teste de elementos essenciais dos Jogos; a cerimônia de acender a tocha olímpica na Grécia e os elementos subsequentes do revezamento da tocha no Japão estão sendo adaptados; toda a cadeia de suprimentos de preparação dos Jogos foi analisada; e existem planos alternativos em caso de interrupção antecipada.

Ao mesmo tempo, os tópicos e questões que foram identificados pela Comissão de Coordenação do COI para os Jogos como prioridades continuam a reter toda a atenção de Tóquio 2020, do COI e dos participantes olímpicos. Nesse sentido, estão em andamento trabalhos para a preparação de eventos rodoviários de atletismo em Sapporo; as contramedidas térmicas continuam a ser detalhadas e refinadas esporte a esporte; e o planejamento de transporte e movimentação de multidões continua sendo um foco de atenção fundamental.

Com relação às próximas reuniões, especialmente a próxima visita da Comissão de Coordenação e várias revisões de projetos, foram feitos ajustes na agenda e na participação. Embora as atividades permaneçam planejadas nas mesmas datas, a participação em Tóquio será reduzida, garantindo que os membros da Comissão de Coordenação possam participar da parte mais importante da reunião por teleconferência. O mesmo será feito para as visitas subseqüentes até novo aviso.

O trabalho diário entre todas as organizações continua, embora em uma base remota.

Atualmente, todos os participantes do Movimento Olímpico e os atletas enfrentam desafios significativos em torno da garantia dos lugares de qualificação final para os Jogos. Em alguns países, os atletas estão até achando difícil continuar com seus horários regulares de treinamento. O COI é tranquilizado pela solidariedade e flexibilidade demonstradas pelos atletas, os FIs e os NOCs, que estão gerenciando esses desafios em vários esportes.

Até o momento, 57% dos atletas já estão qualificados para os Jogos. Nos 43% restantes, o COI trabalhará com os FIs para fazer as adaptações necessárias e práticas em seus respectivos sistemas de qualificação para Tóquio 2020, de acordo com os seguintes princípios:

1. Todos os locais de cota que já foram alocados até a data permanecem alocados aos CONs e atletas que os obtiveram.

2. Existe a possibilidade de usar eventos de qualificação existentes e programados, sempre que estes ainda tenham acesso justo a todos os atletas e equipes.

3. Todas as adaptações necessárias aos sistemas de qualificação e toda alocação de vagas restantes serão:

a) com base nos resultados em campo (por exemplo, classificação de FI ou resultados históricos); e

b) refletir sempre que possível os princípios existentes dos respectivos sistemas de qualificação (por exemplo, uso de classificações ou resultados de eventos específicos continentais / regionais).

Qualquer aumento nas cotas de atletas será considerado caso a caso em circunstâncias excepcionais, com o apoio do Comitê Organizador Tóquio 2020.

Os FIs apresentarão propostas para quaisquer adaptações em seus respectivos sistemas de qualificação com base nos princípios descritos acima. As adaptações precisam ser implementadas esporte a esporte devido às diferenças entre os sistemas de qualificação. O COI já adotou um procedimento acelerado para resolver esta situação. Quaisquer revisões necessárias dos sistemas de qualificação de Tóquio 2020 por esporte serão publicadas no início de abril de 2020 e comunicadas a todas as partes interessadas.

O presidente do COI, Thomas Bach, disse: “A saúde e o bem-estar de todos os envolvidos nos preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 são a nossa principal preocupação. Todas as medidas estão sendo tomadas para salvaguardar a segurança e os interesses dos atletas, treinadores e equipes de apoio. Nós somos uma comunidade olímpica; nos apoiamos nos bons e nos tempos difíceis. Essa solidariedade olímpica nos define como uma comunidade. ”

O Presidente da Associação das Federações Olímpicas de Verão (ASOIF), Francesco Ricci Bitti, acrescentou: “Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e a todos os atletas e federações internacionais por sua grande flexibilidade . Compartilhamos a mesma abordagem e os mesmos princípios do COI e estamos tão comprometidos quanto o COI nos Jogos Olímpicos de sucesso em Tóquio 2020. Manteremos contato e teremos mais consultas com todas as partes interessadas. ”

Após suas consultas com os FIs, o COI acompanhará os NOCs e os representantes dos atletas nos próximos dias.

Fonte: Globoesporte