Jornal Povo

Coronavírus: Brasil já tem 290 casos e uma morte

Casos suspeitos já passam de 8 mil.

O Ministério da Saúde atualizou nesta terça-feira (17) os números sobre o Coronavírus no Brasil. Até o momento foram registrados 290 casos, com uma morte. Os casos suspeitos deram um salto de 2.064 para 8.819.

O Estado com mais casos registrados é São Paulo, com 164 infectados pelo Covid-19. Em segundo lugar no Ranking está o Rio de Janeiro, com 33 casos. Logo após vem o Distrito Federal, com 21 casos, Pernambuco, com 16 casos e Rio Grande do Sul, com 10 casos. Os Estados que apresentam um número mais reduzido de casos de coronavírus são Paraná, com cinco, Sergipe e Mato Grosso do Sul, com quatro, Bahia, com três, Rio Grande do Norte, Alagoas e Espirito Santo, com um caso.    

Idoso foi a primeira vítima fatal da doença no Brasil

A primeira vítima fatal do Coronavírus foi um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular de São Paulo. Ele  tinha quadro de diabetes e hipertensão, além de hiperplasia prostática, que é o aumento benigno da próstata. Apesar de não ser considerado doença, pode acarretar infecções urinárias e é muito comum em homens mais velhos. A  vítima começou a sentir os primeiros sintomas no dia 10 de março e foi internada quatro dias depois, no dia 14. Após 1 semana de internação completada hoje, ele morreu às 16h03.  Outras quatro mortes no mesmo hospital estão sendo investigadas pelo Centro de Contingência para o coronavírus no estado de São Paulo.

No Rio, outra idosa morreu com suspeita da doença

Em Miguel Pereira, no Sul do Rio de Janeiro, a  Secretaria de Saúde da cidade confirmou que  uma idosa de 63 anos morreu na tarde desta terça-feira com sintomas de coronavírus. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro. Sua patroa chegou da Itália recentemente e testou positivo ao Covid-19. Além da patroa, a idosa também teve contato com um taxista que a levou para o Hospital Luiz Gonzaga. Lá, ela deu entrada já em estado grave. Esse taxista e toda sua família, que também são de Miguel Pereira, já estão em isolamento familiar e sendo monitorados.

Em Niterói, outro idoso morreu com suspeita de coronavírus

Outra morte por caso suspeito de coronavírus aconteceu nesta terça-feira em Niterói, também idoso. Ele tinha 69 anos e estava internado no Hospital de Icaraí. Ele era hipertenso e teve insuficiência respiratória. Em nota, a unidade de saúde disse que “O paciente, um homem de 69 anos, possuía história epidemiológica para o COVID-19 (o enteado, que não foi atendido pelo Hospital Icaraí, veio de Nova Iorque, EUA, com teste positivo), com quadro iniciado no dia 11 de março de 2020. O paciente, além da idade, possuía comorbidades que o colocaram no grupo de risco”.

Medidas de prevenção

As medidas de prevenção contra o coronavírus foram publicadas nesta terça-feira (17) no decreto do Governo do Estado. O texto determina suspensão de aulas, jogos de futebol e festas. Além disso também ordena a redução de 50% da frota de ônibus, trens e metrô. Os passes livres dos estudantes também já foram suspensos. Os únicos mantidos foram os dos idosos.

As recomendações gerais de segurança são as de isolamento social. Quanto menos pessoas nas ruas, menos chance o coronavírus tem de se propagar. É importante ressaltar que só se deve sair de casa em casos de extrema importância. Além disso, manter a higiene das mãos com água e sabão ou álcool gel também é uma das mais importantes recomendações.