Jornal Povo

Davi Alcolumbre testa positivo para novo coronavírus

BRASÍLIA — O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), testou positivo para o novo coronavírus. De acordo com a sua assessoria de imprensa, o resultado do exame saiu nesta quarta-feira. Alcolumbre, que já havia testado negativo para a doença, refez o teste na noite desta terça.

Seguno a nota, Alcolumbre “está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS”.

O GLOBO apurou que Alcolumbre começou a sentir uma indisposição ainda na segunda-feira. Naquela tarde, ele participou de um encontro no Supremo Tribunal Federal (STF) com os chefes do Legislativo e do Judiciário para debater a crise do novo coronavírus.

Além do presidente do Senado, estiveram na reunião os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do próprio Supremo, Dias Toffoli, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o advogado-geral da União, André Mendonça. A reunião também contou com a participação de outros ministros do STF, como o vice-presidente, Luiz Fux, e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber.

Nesta quarta, além do presidente do Senado, dois ministros tiveram o diagnóstico de Covid-19 confrimados. São eles: o ministro-chefe do Gabinete de Seguranlça Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Em seu perfil no Twitter, Alcolumbre afirmou seguir “trabalhando de casa, por meio de ligações”. “Temos importantes matérias para serem analisadas. O Congresso Nacional seguirá trabalhando e juntos vamos enfrentar essa pandemia”, escreveu.

Após o segundo teste para o novo coronavírus feito pelo presidente Jair Bolsonaro dar negativo, a Secretaria de Comunicação da Presidência afirmou hoje que “inexistiu perigo de contágio” para as pessoas que tiveram contato com Bolsonaro nos últimos dias. O caso do presidente do Senado, no entanto, demonstra que a segurança não era totalmente inexistente.

Criticado por participar de uma manifestação em Brasília no último domingo, Bolsonaro realizou o primeiro exame para o coronavírus na última quinta-feira, após o Secretário de Comunicação Social da Presidência, Fábio Wajngarten, ser diagnosticado com a doença. O resultado, negativo, foi divulgado na sexta-feira. Mesmo com o resultado negativo, Bolsonaro contrariou as recomendações de isolamento feita por especialistas e cumprimentou simpatizantes durante o protesto em Brasília.