Jornal Povo

Fiocruz alerta para mensagem falsa que circula nos celulares, via “WhatsApp”

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou nesta terça-feira, 17/03 que é falsa a mensagem atribuída à instituição que tem circulado no WhatsApp. A corrente traz erradas sobre as características do novo coronavírus e sobre as características da doença.

Confira abaixo os esclarecimentos da Fiocruz sobre esse boato:

Na mensagem, estão colocadas as seguintes informações falsas:

  • O coronavírus e maior que o normal; o diâmetro da célula é de 400 a 500 mícrons, e por esse motivo, qualquer máscara impede a sua entrada no organismo. “FALSO”
  • O coronavírus, quando cai sobre uma superfície de metal, permanece vivo durante 12 horas. Lavar as mãos com água e sabão é suficiente para destruí-lo. “FALSO”
  • O coronavírus só vive nas mãos durante 10 minutos. Assim, usar um desinfetante em gel também o eliminará. “FALSO”
  • O vírus exposto a uma temperatura de 26°C a 27°C morre. “FALSO”
  • A água que esteja exposta ao sol poderá ser consumida sem qualquer perigo. “FALSO”
  • Evitar comer gelados ou pratos frios; os alimentos quentes são mais seguros visto que o calor eliminar o vírus. “FALSO”
  • Gargarejar com água morna ou salgada mata os vírus que se alojam nas amídalas e evita que passem para os pulmões. “FALSO”

A Fiocruz reforça a importância de compartilhar informações de fontes confiáveis e seguras. No “Portal Fiocruz” é possível encontrar notícias e orientações sobre a doença e sobre o vírus: “portal.fiocruz.br/coronavirus.”

Essa mesma corrente de WhatsApp também havia sido falsamente atribuída à Unicef.

Resultado de imagem para fiocruz alerta para mensagem falsa que circula no whatsapp
Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.