Jornal Povo

Prevenção nas 763 favelas do Rio é desafio para o poder público

O avanço do novo coronavírus e a entrada do Rio de Janeiro no 3° estágio de transmissão, quando não é possível identificar a origem da infecção, preocupam as autoridades no que diz respeito à prevenção da doença nas 763 favelas da cidade.

Com cerca de dois milhões de moradores – a maioria vivendo em casas pequenas, pouco arejadas e com muitos moradores -, o desafio do poder público é a prevenção do poder público nessas áreas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades de atenção primária intensificaram as orientações para a população atendida nas comunidades, com o objetivo de tentar conter a transmissão do vírus. Até a noite desta terça (17) o Estado do RJ já havia confirmado 33 casos da doença.

“As populações que moram nessas comunidades já têm uma prevalência grande de doenças de base, como tuberculose, hipertensão, diabetes; então, o impacto nessa população pode ser muito mais grave, a tragédia pode ser muito grande”, alerta o professor do Instituto de Medicina Social da Uerj Mário Roberto Dal Poz.

Ainda de acordo com a secretaria, também há a orientação para que as pessoas evitem sair de casa, se possível, e o detalhamento para a correta higienização pessoal e do ambiente. Também há a recomendação sobre a destinação de um local da casa para o familiar com suspeita de coronavírus.

Em caso de haver apenas um cômodo, a orientação é que pessoas infectadas devam tentar permanecer a pelo menos um metro de distância dos demais moradores.

Vale lembrar que, segundo informações do Ministério da Saúde, no início da noite desta terça-feira (17), foram contabilizados os seguintes números do novo coronavírus no RJ:

  • 33 casos confirmados
  • 859 casos suspeitos
  • 194 casos descartados

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.