Jornal Povo

Prevenção nas 763 favelas do Rio é desafio para o poder público

O avanço do novo coronavírus e a entrada do Rio de Janeiro no 3° estágio de transmissão, quando não é possível identificar a origem da infecção, preocupam as autoridades no que diz respeito à prevenção da doença nas 763 favelas da cidade.

Com cerca de dois milhões de moradores – a maioria vivendo em casas pequenas, pouco arejadas e com muitos moradores -, o desafio do poder público é a prevenção do poder público nessas áreas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades de atenção primária intensificaram as orientações para a população atendida nas comunidades, com o objetivo de tentar conter a transmissão do vírus. Até a noite desta terça (17) o Estado do RJ já havia confirmado 33 casos da doença.

“As populações que moram nessas comunidades já têm uma prevalência grande de doenças de base, como tuberculose, hipertensão, diabetes; então, o impacto nessa população pode ser muito mais grave, a tragédia pode ser muito grande”, alerta o professor do Instituto de Medicina Social da Uerj Mário Roberto Dal Poz.

Ainda de acordo com a secretaria, também há a orientação para que as pessoas evitem sair de casa, se possível, e o detalhamento para a correta higienização pessoal e do ambiente. Também há a recomendação sobre a destinação de um local da casa para o familiar com suspeita de coronavírus.

Em caso de haver apenas um cômodo, a orientação é que pessoas infectadas devam tentar permanecer a pelo menos um metro de distância dos demais moradores.

Vale lembrar que, segundo informações do Ministério da Saúde, no início da noite desta terça-feira (17), foram contabilizados os seguintes números do novo coronavírus no RJ:

  • 33 casos confirmados
  • 859 casos suspeitos
  • 194 casos descartados

Via: G1