Jornal Povo

Aeroportos do RJ não seguem recomendação sobre pandemia do novo coronavírus

Aeroportos do Rio de Janeiro não estão seguindo as recomendações previstas em decreto estadual estabelecendo a restrição de voos de estados e países com circulação confirmada do coronavírus – ou situação de emergência decretada.

Como mostrou o RJ2 nesta quarta-feira (18), embora ônibus de São Paulo e de linhas intermunicipais não possam mais trazer passageiros para o RJ, os voos do estado vizinho (e de outros estados) continuam chegando. Assim como turistas estrangeiros.

Na tarde desta quarta, o RJ2 mostrou a chegada ao Aeroporto Tom Jobim, o Galeão, de um voo vindo da Espanha – naquele país, há mais de 11 mil casos confirmados.

Até à 0h, estão previstos chegarem ao aeroporto dois voos do Reino Unido, onde houve quase 2 mil casos de covid-19. E ainda há outros voos internacionais que devem chegar durante a madrugada.

No decreto assinado pelo governador Wilson Witzel, é recomendado que nos próximos 15 dias haja uma restrição aeroviária de estados e países com circulação confirmada do vírus.

Enquanto no RJ a recomendação do governo não é seguida, no Aeroporto de Shangai, na China – onde começou a pandemia, os funcionários verificam a temperatura dos passageiros assim que eles saem dos aviões.

O mesmo acontece em aeroportos da Índia, onde, apesar da proximidade geográfica com a China, tem menos casos confirmados do que o Brasil.

Câmeras checam temperatura

Em outros aeroportos pelo mundo, também é possível encontrar câmeras que verificam a temperatura corporal dos viajantes quando eles passam pelo detector de metais. É uma medida que ajuda a detectar quem tem febre. É o caso da Síria, no Oriente Médio.

No Rio, a concessionária que administra o Aeroporto Internacional informou que aumentou a limpeza e desinfecção das áreas comuns, e que está oferecendo álcool em gel nas áreas de embarque.

O controle da chegada de turistas, segundo a administradora, é feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência informou que está fazendo abordagens em voos que cheguem de países com casos confirmados.

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.