Jornal Povo

Coronavírus: Médicos do Hospital Salgado Filho afirmam que estão com máscaras inadequadas

Médicos do Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio, dizem que estão trabalhando com máscaras convencionais e não com a N95 recomendada pelo Ministério da Saúde para os profissionais de saúde em contato direto com pacientes. O estado do RJ tem 63 casos confirmados do novo coronavírus.

“Estamos trabalhando sem material de EPI. Por incrível que pareça, os faxineiros, né, o pessoal da Comlurb, tem N95 e os médicos não têm N95. Segundo a diretora não há necessidades”, diz um profissional que não quis se identificar.

Os profissionais dizem que estão desprotegidos e sem máscaras nesse momento.

“Sem máscaras N95, estão com máscaras convencionais, inclusive os pacientes de linha de frente, alegando que nós não seremos o principal foco do coronavírus de atendimento, que esses pacientes seriam atendidos inicialmente no Salgado Filho e transferidos imediatamente. Tomem uma providência em relação a isso. Nós, profissionais, estamos totalmente expostos. Outra coisa que é importante a gente frisar é que no Salgado Filho as cirurgias eletivas não pararam, continuam as cirurgias eletivas”, completa.

O que diz a secretaria

A Secretaria Municipal de Saúde disse que está reforçando os estoques, mas não há falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais nas unidades de saúde.

A secretaria afirma que as equipes já foram treinadas e orientadas sobre o uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual – como óculos, capotes e luvas. E que a indicação do uso é para procedimentos invasivos que gerem aerossóis – partículas invisíveis que saem da boca e garganta – como a coleta de material para exame e entubação.

Sobre a necessidade de uso da máscara N95, a prefeitura ainda não respondeu.

Via: G1