Jornal Povo

Coronavírus: OMS diz que não há contraindicação do Ibuprofeno para tratar a doença

A Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou atrás e disse nesta quinta-feira (19) que não existem contraindicações para o uso do ibuprofeno no tratamento contra o coronavírus.

Até a última segunda-feira (17), a OMS havia contraindicado o uso da medicação para pacientes com Covid-19. Entretanto, a OMS afirmou que médicos que trataram de pessoas com a doença e pesquisas recentes mostraram que o ibuprofeno pode ser usado contra a febre (um dos sintomas do coronavírus) , assim como o paracetamol.

O ibuprofeno havia sido contraindicado pelo ministro da Saúde da França, Olivier Veran,  que não é o único a orientar o não uso da medicação. O Ministério da Saúde também continua não recomendando o remédio aos pacientes de coronavírus e pede para que, por precaução, o substitua por outros analgésicos.

Outros especialistas seguem dizendo que evitar o ibuprofeno é medida preventiva. O professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor do Grupo Fleury, Celso Granato, afirma que associar o uso do remédio com o agravamento da doença é preliminar porque não foi descrita em muitos estudos.