Assis pré candidato do PCdoB à prefeitura de Belford Roxo

QUEM É ASSIS?
Francisco de Assis Freitas veio da Paraíba para o Rio de Janeiro em 1972, direto para Belford Roxo, onde foi aluno do Colégio São Simão no Lote XV. Aos 60 anos, tem orgulho de ter construído sua família. Esposa, filhos e netos e, principalmente escrever sua história se dedicando a uma luta intensa junto a sociedade civil, criando movimentos em defesa de moradia, saúde e educação para todos. Pela primeira vez na história, Belford Roxo tem um pré-candidato com esse perfil. Consciente de sua ideologia política, Assis viu no PCdoB o partido que casa perfeito com seus pensamentos e por entender seu compromisso com o povo, ingressou no início de 2019 em mais essa luta, representando a verdadeira esquerda com objetivo fixo no projeto da construção de uma cidade melhor para todos. É bom lembrar que ele foi escolhido por unanimidade pelos membros dos diretórios do PCdoB, em nível estadual e nacional, para ser o pré-candidato a prefeito da cidade de Belford Roxo.

SUA HISTÓRIA
Em 1979, Assis firmou uma parceria muito importante para sua vida, no que diz respeito a luta diária por melhores condições de vida para as populações menos favorecidas e em defesa dos direitos dos trabalhadores em geral. Luiz Inácio da Silva, mais conhecido como Lula, já era um referencial nas lideranças sindicais e passou para o Assis toda a sua experiência. Sendo assim, fundaram a Articulação Nacional dos Movimentos populares e Sociais – AMAMPS. Juntos, criaram a Central Única dos Trabalhadores – CUT e o PT – Partido dos Trabalhadores, que depois conduziu seu amigo Lula à presidência da República e onde Assis permaneceu por quatro décadas.

GRANDES CONQUISTAS
Nessa época, a cidade de Belford Roxo ainda pertencia a Nova Iguaçu, e foi então que Assis mostrou seu compromisso  e dedicação às causas sociais. Juntamente com os seus companheiros de luta fundou o MAB, Movimento Amigos dos Bairros, que era o caminho mais curto para conseguirem as melhorias no saneamento básico, transporte, moradias, reforma agrária e na educação – área que ele aponta como fundamental para o futuro do nosso povo. Mas Assis e seus companheiros de luta queriam muito mais. Com união e força de todos conseguiu a implantação  da Delegacia de Mulheres – DEAM, e também  foi um dos fundadores e diretor da FAMERJ – Federação de Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro. Outro objetivo surgiu em sua vida: ajudar na maior conquista daquele povo que era conseguir a emancipação de Belford Roxo, para que tudo acontecesse de uma forma mais rápida. Em 1993, vitorioso em mais uma luta, Assis, junto com a associação dos moradores, mais uma vez mostrando a força do povo organizado, fez surgir a Fundação da FEMAB, Federação de Associações de Moradores de Belford Roxo, abrindo assim uma porta para novas realizações.

PREOCUPAÇÕES E
PRIORIDADES
Com o reconhecimento e apoio das associações de moradores e movimentos sociais de base, Assis percebeu que era chegada hora de atender os principais interesses do povo de Belford Roxo. Outras preocupações dele eram com a saúde e a educação. Fez parte da comissão que levou para a cidade a Unidade Mista do lote XV e a escola conhecida como “Lele” para os bairros do Wona e Parque Amorim. Para combater as  enchentes, Assis, como membro do Comitê de Saneamento Básico da Baixada, implantou a luta em busca da colocação das bombas do Parque Amorin  no Lote XV, capaz de minimizar os danos que as fortes chuvas causavam. Com sua força política e social já era possível ajudar não só os moradores, mas em alguns casos, também em municípios vizinhos na Baixada Fluminense.

DENTRO DO PODER
Já como membro da Comissão de Assessoria representando os movimentos sociais junto ao gabinete  do presidente Lula, Assis sentiu-se mais forte para colocar em prática a luta e as reivindicações do povo em sua luta histórica, como os Programas Minha Casa Minha Vida e do Bolsa Família, beneficiando milhões de brasileiros até os dias de hoje. Assis foi escolhido para ser o presidente do Diretório Municipal do PT em Belford Roxo na gestão de 2014 a 2017. Membro do movimento Fé e Política das comunidades eclesiásticas de base da teologia da libertação, Assis, sempre com a ajuda dos movimentos organizados, obteve mais uma grande vitória ao trazer para a cidade o Instituto Federal de Educação implantado em conjunto com a secretaria de Ciências e Tecnologia, em frente ao 39º Batalhão da Polícia Militar, que teve como secretária a camarada Dilseia, com isso proporcionando a implementação de vários cursos técnicos de nível superior, atendendo alunos de Belford Roxo, Baixada Fluminense e região metropolitana. Hoje, Assis faz uma análise crítica quando se refere às obras e ao saneamento básico. Ele faz questão de lembrar do seu projeto de revitalização e duplicação da Avenida Joaquim da Costa Lima e do Centro da cidade e bairros. O projeto está pronto, mas se encontra parado por falta de capacidade dos governantes.

Facebook Comments

Open chat
Anuncie AQUI! >>>
Olá!
Gostaria de anunciar sua marca aqui?
Powered by