Jornal Povo

Hospital privado de SP divulga sexta morte no estado de paciente com coronavírus

Do G1 – Um hospital privado da cidade de São Paulo comunicou nesta sexta-feira (20) a morte de um paciente de 70 anos com coronavírus. É a sexta morte registrada no estado de São Paulo na pandemia. A Secretaria Estadual da Saúde não confirma o caso.

Até quinta-feira (19), o estado contabilizava 5 mortes, todas no mesmo hospital, o Santa Maggiore, da Prevent Sênior, e de pacientes com mais de 60 anos. No Brasil, o total já chega a 8 mortes: outras duas foram registradas no estado do Rio de Janeiro nesta semana.

O coordenador do centro de contingência contra o coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, disse que o governo não foi notificado e criticou a divulgação do hospital.

“Existe uma regra: o município e o estado precisam ser comunicados para que tenham uma posição horizontal de transparência. É preciso ter a notificação, ter os dados completos, preciso saber quem é o paciente, qual a comorbidade, o que está acontecendo, para daí gerar uma informação adequada para a população”, disse Uip em entrevista à GloboNews.

Em nota, o Hospital Santa Catarina, onde ocorreu a morte, afirma que notificou o caso suspeito ao Ministério da Saúde e às vigilâncias epidemiológicas local, municipal e estadual.

“O Hospital Santa Catarina informa que segue todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde, avisando, primeiramente, as vigilâncias epidemiológicas Local, Municipal e Estadual sobre os casos suspeitos, confirmados e óbito pelo novo coronavírus/COVID-19”, informa.