Jornal Povo

Polícia Militar do RJ fará barreiras físicas no metrô, trem e estações das barcas

A PM anunciou, após uma reunião com secretários de transporte na tarde desta sexta-feira (20), que irá fazer barreiras físicas no transporte público da cidade por conta do combate ao novo coronavírus. Haverá uma seleção de quem poderá ir e vir em 14 estações de trem, três estações de metrô e nas barcas.

“Essa seleção será feita com cautela, iremos utilizar barreiras físicas, onde será feita a seleção dos profissionais que se identifiquem como necessárias para entrar na capital”, explicou o porta-voz da PM, coronel Mauro Fliess, ao RJ1.

Ele informou, ainda, que esperava poder contar com a conscientização da população nesse momento difícil que vem sendo enfrentado e disse que a Polícia Militar está ao lado do povo.

“A PM vai fazer cumprir as determinações do decreto, ela precisa, no entanto, do apoio, da compreensão e da aderência da população. Nós estamos do lado da população”, disse ele.

Plano de operação da PM nos transportes — Foto: Divulgação

De acordo com o decreto do governo do estado, a partir deste sábado (21) fica fica suspensa a circulação do transporte intermunicipal de passageiros que liga a Região Metropolitana à cidade do Rio de Janeiro. As exceções são trens e barcas (sistemas ferroviário e aquaviário), que operarão com restrições definidas pelo Governo do Estado, para atendimento a serviços essenciais.

A partir de sábado, oito estações da SuperVia serão fechadas: Ramal Japeri (Presidente Juscelino e Olinda), Ramal Belford Roxo (Coelho da Rocha, Agostinho Porto e Vila Rosali) e Ramal Saracuruna (Jardim Primavera, Campos Elíseos e Corte 8). No sistema aquaviário, será interrompida a operação nas estações de Charitas (Niterói) e Cocotá (Ilha do Governador).

Só poderão embarcar nos transportes públicos trabalhadores de setores definidos como ‘essenciais’, como saúde e respectivos serviços de apoio; segurança pública e respectivos serviços de apoio; além de outros serviços, como farmácias, mercados, jornalistas, transporte de cargas e logística, postos de gasolina, entre outros. A relação oficial dessas categorias está sendo finalizada.

Para controlar o acesso, haverá pontos de controle em 18 estações. Nesses locais, haverá funcionários das concessionárias que, com o apoio da Polícia Militar, farão a triagem dos usuários. Inicialmente, o embarque ocorrerá por meio da apresentação da carteira de trabalho/funcional ou do crachá que identifique o setor de atuação.

Via: G1