Jornal Povo

Com tratamento adaptado em casa, lesionados do Fluminense buscam se recuperar até volta das competições

A paralisação de jogos e treinamentos para conter a propagação do coronavírus será peculiar para quatro jogadores do Fluminense: Digão, Frazan, Gilberto e Miguel. O quarteto estava fora de combate em razão de lesões quando as competições foram interrompidas.

O caso mais leve é o de Digão, que se recupera de um edema na coxa esquerda de grau 1. Miguel possui uma lesão de grau 2 na coxa direita, enquanto Gilberto tem lesão na coxa esquerda. Frazan, por sua vez, operou o ligamento do joelho direito.

Como forma de manter o condicionamento dos jogadores durante o período sem treinos, a preparação física e a fisiologia enviaram séries diárias de exercícios que podem ser feitos em casa para todos o elenco tricolor.

Já para Frazan, Gilberto e Miguel, o departamento médico disponibilizou equipamentos do clube para auxiliar na recuperação. A exceção ficou por conta de Digão, que já fazia trabalhos no campo antes da parada e era quem estava mais próximo de um retorno aos jogos.

– Miguel, Gilberto e Frazan levaram para casa alguns equipamentos de drenagens e eletroestimulação, além de aparelhos para analgesia. Eles receberam orientações específicas para cada caso e podem entrar em contato em caso de dúvida. E nós vamos fazendo a ronda, pelo telefone, para acompanhar o andamento – contou o fisioterapeuta Nilton Petroni.

Digão, zagueiro do Fluminense, já havia retornado aos treinos no campo antes de paralisação do Carioca — Foto: Lucas Merçon
Digão, zagueiro do Fluminense, já havia retornado aos treinos no campo antes de paralisação do Carioca — Foto: Lucas Merçon

Neste primeiro momento, o Campeonato Carioca foi paralisado até o fim de março, mesmo período em que o Fluminense suspendeu seus treinamentos. Entretanto, há remotas possibilidades do torneio ser retomado já no início de abril.

Se por um lado a parada pode retardar a recuperação dos lesionados, por outro, pode fazer o quarteto perder menos jogos do que perderia normalmente. Quem demorará mais tempo para voltar aos gramados é Frazan, com retorno previsto entre julho e setembro.

Fonte: Globoesporte