Jornal Povo

Datafolha: 73% aprovam quarentena e 74% têm medo de ser infectados pelo coronavírus

RIO – Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que 73% dos brasileiros apoiam a quarentena temporária com isolamento forçado em casa por conta da pandemia do coronavírus. Outros 24% são contra e 2%, indiferentes. A porcentagem dos que dizem ter medo de contágio da Covid-19 é de 74%. Desse total, 36% dizem ter muito medo e, 38%, um pouco. Mulheres estão entre as mais preocupadas: 44% dizem ter muito medo, ante 35% dos homens. A pandemia é considerada um problema sério por 88%.  Até o momento, 18 mortes foram confirmadas e há mais de mil casos. São Paulo e Rio de Janeiro concentram as vítimas.

Já um dos principais grupos de risco, aqueles com mais de 60 anos, representam o maior índice de pessoas que acham que não serão contaminadas pelo vírus: 19%. No geral, 83% dos entrevistados acham que têm chances de serem infectados. Destes, 20% acreditam que o risco é grande; 33%, médio; e 30%, pequeno.

Na percepção da letalidade, os brasileiros estão divididos. Para 45%, muitas pessoas morrerão no país e 46% acham que serão poucas vítimas. Mas a ampla maioria concorda que os idosos serão os mais afetados (85%), seguidos dos mais pobres (50%).

As medidas das autoridades para tentar conter o avanço do vírus apresentam alta aprovação: 92% concordam com a suspensão de aulas, 94% aprovam a proibição de viagens internacionais e 91% são favoráveis à interrupção do futebol.

Já a suspensão de cultos religiosos é considerada adequada para 82% dos entrevistados. Porém o fechamento do comércio deixou o brasileiro dividido:46% são a favor, e 33%, contra.

Os entrevistados também acham necessárias as mudanças de hábitos sociais no combate ao coronavírus. 90% consideram válido evitar os beijos e abraços como forma de cumprimento. Evitar aglomerações em bares e restaurantes têm apoio de 86%. Assim como fazer reuniões em casa (78%).

Muitos já têm aplicado a restrição ao contato físico em suas rotinas. Mais de 75% deixaram de beijar, abraçar ou dar as mãos nos cumprimentos. 43% cancelaram viagens.

Os hábitos de higiene para evitar o contágio também têm sido respeitados pela maioria. 97% dizem estar tomando precauções; 63% lavam mão e rosto e 46% usam álcool gel. Destes, 59% adotam algum tipo de isolamento social e 25% evitam aglomerações.

Quase todos os entrevistados disseram ter informações sobre o vírus e a doença (99%); desses 72% se consideram “bem informados”.

De acordo com a pesquisa, 37% das pessoas pararam de trabalhar e 55% de ir aos estudos. Quase metade das pessoas afirma ter parado de sair às ruas (46%).

O trabalho em casa, no entanto, tem sido feito por apenas 1% dos entrevistados.

Segundo o DataFolha, foram entrevistados 1.558 brasileiros adultos por telefone em todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontros percentuais. Os dados foram coletados  entre 18 e 20 de março de 2020.

Fonte: O Globo

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.