Na tentativa de conter o coronavírus, as unidades do Trabalho do Brasil inteiro estão com atendimento presencial suspenso. Por isso, por enquanto, o seguro-desemprego poderá ser solicitado totalmente online, diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou através do portal de serviços do governo federal. A apresentação de documentos exigida também poderá ser feita pela internet.
Demitido há duas semanas, o auxiliar administrativo Diego César Prata, de 31 anos, estava preocupado em não conseguir dar entrada no benefício porque os postos do Sine de Lages, cidade onde mora, no Estado de Santa Catarina, estão fechados.
— Aqui no estado, apenas serviços essenciais estão funcionando, como mercados e farmácias. Fiquei com receio de perder o prazo para requisitar o seguro-desemprego — contou.
O trabalhador formal tem de sete a 120 dias corridos após a data de demissão para solicitar o benefício, com exceção das empregadas domésticas, que devem fazer o requerimento entre sete e 90 dias. E o tempo médio para a concessão após a solicitação costuma ser de 30 dias.
Saiba como solicitar o seguro-desemprego online:
- No seu navegador web, acesse o portal Emprega Brasil: servicos.mte.gov.br;
- Caso já tenha acesso, insira seu login e senha ou faça o cadastro respondendo às perguntas;
- Ao acessar, certifique-se de que o canto superior direito da tela apresenta os seus dados;
- Na tela de serviços, escolha a opção Seguro-Desemprego;
- Em seguida, clique na opção Solicitar o Seguro-Desemprego;
- Informe o número do Requerimento do Seguro-Desemprego, fornecido pelo antigo empregador (esse número possui 10 dígitos e está visível no canto superior do formulário);
- Confira se as informações disponibilizadas estão de acordo com os seus dados pessoais;
- Leia as regras legais para habilitação ao benefício e, ao final, confirme as informações;
- Caso os dados estejam corretos, clique em concluir. Surgirá na tela a palavra ATENÇÃO para que você confirme a solicitação do seu benefício.
- Na etapa seguinte, será apresentada na parte inferior da tela a frase “solicitação de benefício realizada com sucesso”.
Dúvidas poderão ser solucionadas através de uma ligação para o Alô Trabalho, no número 158.
Fonte: Jornal Extra