Jornal Povo

Justiça do Rio dá nova decisão autorizando presos do regime semiaberto a deixarem a cadeia

O juiz titular da Vara de Execuções Penais do Rio, Rafael Estrela, deu uma nova decisão nesta quinta-feira passada autorizando a deixarem a cadeia os presos do regime semiaberto que já possuíam autorização para as chamadas Visitas Periódicas ao Lar (VPL), ou seja, para visitarem a família. Eles só precisarão retornar para as unidades prisionais em 30 dias. O pedido foi feito pelo Ministério Público estadual e pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Na decisão, o magistrado citou a necessidade de impedir a transmissão do novo coronavírus.

Quase 2.500 presos poderão ficar em casa por 30 dias

Nessa ultimá quarta-feira, Estrela já havia autorizado a saída dos presos que têm autorização para trabalhar fora da cadeia e também cumprem pena em regime semiaberto. No pedido dessa quinta, o MP solicitou a extensão do benefício concedido pelo magistrado.

“Como já dito na decisão anterior, a qual apoia-se o presente pedido de extensão, reconhece-se a presente situação de emergência de saúde pública do estado do Rio de Janeiro e a imprescindibilidade de adoção de medidas de prevenção da doença no Sistema Penitenciário Estadual e as possíveis consequências de uma propagação em larga escala a partir do cárcere em direção à sociedade ou fora dele”, escreveu Estrela em sua decisão desta quinta.

Justiça do Rio dá nova decisão autorizando presos a deixarem a cadeia

Os detentos que passarão a ser liberados nesta quinta-feira terão que cumprir algumas condições, como ficar em casa entre 22h e 6h, e também não se ausentar do estado ou mudar de endereço. Na última sexta-feira, Estrela havia suspendido a saída de presos que possuem VPL. Eles deixariam a cadeia na última segunda-feira, dia 16, para visitarem a família, conforme calendário estipulado previamente pela Seap e Justiça. Na mesma decisão, o magistrado também havia proibido que deixassem a cadeia os presos que possuem autorização para trabalhar ou estudar.

Após as rebeliões e fugas em massa ocorridas em São Paulo no início desta semana, a Seap e a VEP recuaram, e mudaram de posição. Com as novas determinações, a decisão da última sexta-feira foi suspensa.

Fonte: Jornal Extra

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.