Jornal Povo

Fluminense fará ajustes em proposta orçamentária de 2020 em razão de parada por coronavírus

O Fluminense não tem previsão de quando terá um orçamento para a temporada 2020 aprovado. A reunião do Conselho Deliberativo que estava marcada para 27 de março para votação da proposta apresentada pelo clube – que já havia recebido parecer positivo do Conselho Fiscal – já havia sido cancelada em razão da pandemia de coronavírus.

E as consequências e possíveis prejuízos com a paralisação das atividades obrigarão o clube a refazer as projeções e produzir um novo documento. Um dos impactos já aconteceu: a patrocinadora Azeite Royal notificou o Tricolor da rescisão do contrato.

A proposta para 2020, revelada pelo site NetFlu na semana passada, apresentava perspectivas bem semelhantes aos números do clube em 2019. Projetava uma redução de 7% na receita líquida e de 9% nas despesas operacionais. Ao todo, previa um superávit de R$ 9 milhões no resultado do exercício, e um déficit de 22 milhões no caixa ao fim do ano, em razão de despesas já previstas de anos anteriores.

Proposta orçamentária inicial do Fluminense para 2020 — Foto: Reprodução
Proposta orçamentária inicial do Fluminense para 2020 — Foto: Reprodução

A primeira versão da proposta orçamentária havia sido entregue ao Conselho Fiscal no fim de janeiro, embora o estatuto do clube diga que devam ser apresentadas até o fim do ano anterior. O Conselho Diretor justificou a demora pelo fato de ter assumido o clube, excepcionalmente, no meio do ano em razão da antecipação das eleições – o normal seria assumir no começo desta temporada.

Após reuniões para correções, a proposta final foi encaminhada em 19 de fevereiro para o Conselho Fiscal que, em razão do recesso de carnaval, só conseguiu terminar a análise e efetuar o parecer no dia 9 de março.

Fonte: Globoesporte