O secretário Estadual de Saúde, Edmar Santos, anunciou nesta segunda-feira (23) a abertura de mais 300 leitos até a próxima segunda-feira (30) para atender aos pacientes em função da pandemia do novo coronavírus no Rio de Janeiro.
De acordo com o secretário, nesta terça-feira (24) serão abertos 180 leitos na Região Sul do estado. Na segunda-feira (30) serão inaugurados mais 75 espaços na Zona Norte do Rio. Além disso, 44 leitos do Hospital do Cérebro já estão disponíveis.
O secretário também confirmou a construção de hospitais modulares, com 100 leitos, semelhantes aos levantados na China. Eles estarão nos seguintes locais:
- São Gonçalo
- Nova Iguaçu
- Jacarepaguá
A montagem dos hospitais de campanha, com mais de 135 leitos, será iniciada próximos dos seguintes hospitais:
- Hospital Pedro Ernesto – Vila Isabel
- Hospital Adão Pereira Nunes – Nova Iguaçu
- Hospital Alberto Torres
- Hospital Universitário de Campos
Apoio federal
Ainda na busca por aumentar a quantidade de atendimentos aos pacientes infectados pelo vírus, o secretário afirmou que o Estado do Rio busca auxílio do Governo Federal.
” Tivemos uma reunião pública com participação do Ministério Público do Estado e com o Ministério Público Federal e estamos colocando à disposição um banco de concursos com 3.400 profissionais como técnicos de enfermagem, enfermeiros, 240 médicos a área de terapia intensiva para que a gente possa fechar um convênio com o ministério para que a gente possa fazer a abertura desses leitos.”, afirmou.
Disque dúvidas
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro também anunciou uma nova central telefônica para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus.
Segundo secretário, a linha 160 – disponível a partir das 14h desta segunda – vai contar com profissionais de saúde para orientar quando é preciso procurar um hospital e quais são as unidades de saúde mais próximas para atendimento.