Jornal Povo

Coronavírus: Polícia Militar do Rio só tem estoque de máscaras e luvas para 15 dias

Um documento interno da PM do Rio revela que a corporação não tem insumos suficientes para atender policiais militares com suspeitas de Covid-19, causado pelo novo coronavírus. O levantamento, feito pela Central de Material Médico Hospitalar (CMMH) do Hospital Central da PM, revela que os estoques de luvas, máscaras descartáveis, aventais e óculos de proteção para médicos “encontram-se críticos”. Os policiais militares estão na linha de frente no combate ao coronavírus no Rio, fazendo bloqueios para impedir a circulação de pessoas e atendendo a população.

De acordo com o cálculo feito pelo órgão, o material que a PM tem atualmente deve acabar em, no máximo, 15 dias. Hoje, por exemplo, a corporação tem 17.250 máscaras descartáveis. A quantidade de uso médio mensal das máscaras chega a 7 mil. Entretanto, o HCPM espeva que o gasto dos itens aumente vertiginosamente nas próximas semanas. A previsão é que, em duas semanas, não haja mais máscaras na unidade.

Não é só nas unidades de saúde da PM que faltam insumos. Os policiais que vão para as ruas não têm luvas e máscaras suficientes. Na última sexta-feira, o comandante do 8º BPM (Campos dos Goytacazes), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, pediu à Diretoria de Abastecimento da corporação luvas, máscaras e álcool em gel para os PMs da unidade — que é responsável pelo patrulhamento de boa parte do Norte Fluminense. O oficial recebeu como resposta que a PM “não dispõe dos materiais em comento”.

Somente desde a última quinta-feira, 28 PMs entraram com pedidos de licença médica à corporação por conta do coronavírus. Na maior parte dos casos, são pacientes com suspeita de terem sido infectados, sem comprovação ainda. Há também casos de PMs grávidas e agentes que fazem parte de grupos de risco, como diabéticos. Há policiais de UPPs, batalhões da capital, da Baixada Fluminense e do interior e de unidades especiais da corporação, como o Comando de Policiamento Ambiental (Cpam).

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.