A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 17 anos, divulgou, nesta terça-feira (24), em suas redes sociais, que teve sintomas da Covid-19, e pediu para que as pessoas fiquem em casa para evitar a disseminação da doença.
Greta teria retornado de uma viagem à Europa Central com o pai e, há cerca de dez dias, os dois passaram a apresentar sintomas como cansaço, calafrios, dor de garganta e tosse. A ativista afirmou que “quase não ficou doente”, e por isso lembrou da importância de as pessoas se manterem isoladas mesmo que não tenham tido confirmação sobre o contágio.
Greta também contou que esteve isolada pelas últimas duas semanas, em um apartamento separado de sua mãe e irmã.
“Na Suécia você não pode ser testado, a não ser que precise de tratamento médico de emergência”, escreveu Greta. “Por isso eu não fui testada, mas é extremamente provável que eu tenha tido a Covid-19, diante da combinação de sintomas e circunstâncias”, declarou.
Ela lembra que poderia não ter percebido que estava com a doença e é exatamente isso que a torna tão perigosa. “Nós, que não pertencemos a nenhum grupo de risco, temos uma responsabilidade enorme, nossas ações podem ser a diferença entre a vida e a morte para muitos outros”, disse.
Ao fim da postagem, ela faz um apelo: “Por favor mantenham isso em mente, sigam o conselho dos especialistas e das suas autoridades locais e #FiqueEmCasa para diminuir a disseminação do vírus”.
Fonte: Revista Forum