Jornal Povo

Líderes comunitários do Rio pedem condições básicas de saúde para enfrentar o coronavírus

Lideranças comunitárias de pelo menos 40 comunidades da capital e de outros municípios fluminenses se reuniram nesta terça-feira com o secretário de estado de Saúde, Edmar Santos, no Palácio Guanabara, para reivindicar condições básicas de saúde nas favelas para o enfrentamento do novo coronavírus.

Os representantes entregaram um documento com 17 itens e entre os pedidos estão a presença de agentes de saúde comunitária nas favelas, distribuição de cestas básicas, atenção especial para os idosos com dificuldade de isolamento e apoio ao s trabalhadores informais.

O secretário Edmar Santos se comprometeu a encontrar soluções e adiantou que navios da Marinha podem ser usados para abrigar a população de grupos de risco que moram nas comunidades. Ele defendeu que as medidas para conter a propagação do Covid 19 sejam compartilhadas entre as três esferas de governos – municipal, estadual e federal.

O primeiro caso do novo coronavírus em uma comunidade foi registrado na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há casos suspeitos sendo investigados em Rio das Pedras, Manguinhos, Jacarezinho, Jacaré, Acarí, Parada de Lucas, Vilar Carioca, Mangueira, Rocinha, Vidigal, e nos Complexos da Maré, Caju, Lins, Pedreira e São Carlos.