Jornal Povo

Para Bolsonaro, coronavírus é como um ‘resfriadinho’, escolas devem ser reabertas e imprensa espalha ‘pavor’ à população

Pronunciamento causou grande repercussão nas redes sociais e panelaços.

Jair Bolsonaro, em pronunciamento nacional feito na  noite desta terça-feira (24) voltou a chamar a pandemia do coronavírus de ‘histeria’  e colocou a culpa imprensa de “espalhar pavor” a população. Além disso ele também disse que não há razão para a quarentena e comparou o Covid-19 a uma ‘gripezinha’.

O pronunciamento continua. Bolsonaro diz ser contra o fechamento de escolas e que a decisão de governadores de fazerem  quarentena, embora recomendada por especialistas de saúde de todo o mundo, estão com conceito de terra arrasada. Bolsonaro também disse que o coronavírus só faz idosos como vítima da doença e que não há necessidade de fechar as escolas.

“O vírus chegou, está sendo enfrentado por nós e brevemente passará. Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos sim voltar à normalidade. Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento de comércios e o confinamento em massa. O que se passa no mundo tem mostrado que o grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Por que fechar escolas?” disse. “raros são os casos fatais de pessoas sãs com menos de 40 anos de idade. 90% de nós não teremos qualquer manifestação caso se contamine. Devemos sim é ter extrema preocupação em não transmitir o vírus para os outros, em especial aos nosso queridos pais e avós, respeitando as orientações do Ministério da Saúde”, completou.

Ao começar a falar de si mesmo, Bolsonaro diz ter ‘histórico de atleta’, e que não precisa se preocupar caso pegue o coronavírus.

“No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho, como disse aquele famoso médico daquela famosa televisão. Enquanto estou falando, o mundo busca um tratamento para a doença”, disse.

Sobre a imprensa, Bolsonaro diz que os meios de comunicação são culpados de ‘espalhar pavor’ sobre o assunto coronavírus.

“Grande parte dos meios de comunicação foram na contramão. Espalharam exatamente a sensação de pavor, tendo como carro chefe o anúncio do grande número de vítimas na Itália. Um país com grande numero de idosos e com o clima totalmente diferente do nosso. O cenário perfeito, potencializado pela mídia, para que uma verdadeira histeria se espalhasse pelo nosso país” opinou.

Repercussão

O pronunciamento de Bolsonaro teve uma repercussão em sua maioria negativa. Davi Alcolumbre, senador presidente do Congresso Nacional, disse:

“Neste momento grave, o país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje, em cadeia nacional, de ataque às medidas de contenção ao Covid-19”.

O Governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, disse:

“Na manifestação em cadeia de rádio e TV, o presidente da República contraria as determinações da Organização Mundial de Saúde. Nós continuaremos firmes, seguindo as orientações médicas e preservando vidas. Eu peço a vocês: por favor, fique em casa.”

Kim Kataguiri, deputado federal (DEM-SP), disse:

“URGENTE: pronunciamento de Bolsonaro IRRESPONSÁVEL E OPORTUNISTA.”

Panelaços

A população também reagiu contra Bolsonaro. Em diversas partes do Brasil foram feitos panelaços, algo que já tem se tornado comum toda vez que ele faz algum pronunciamento em meio ao assunto coronavírus. O Ministério da Saúde não se pronunciou sobre o assunto.