Jornal Povo

Solidariedade na Baixada Fluminense em tempos de coronavírus

 

Para diminuir o impacto dos transtornos causados pelo Coronavírus (Covid 19), o Instituto Mundo Novo, no bairro da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, está pedindo doações e distribuindo alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, como sabonete, papel higiênico, para famílias carentes da região, onde os provedores da família que tenham trabalhos informais estão impedidos de trabalhar, assim como trabalhadores que vivem de diárias e sem carteira assinada, como a maioria dos moradores de comunidades.

Além disso, com as crianças em casa, a ONG está pedindo doação de caderno, lápis de cor, livros infantis, material didático, massinha, jogos e outras opções para distrair as crianças do isolamento social.

A moradora Simone dos Santos, autônoma, diz que com a paralisação, já falta o básico. “Se não fosse a ajuda da instituição e a solidariedade das pessoas, eu e minha família já estaria passando fome. Com o trabalho informal já não dá pra ter muita coisa, agora com a pandemia do Coronavírus, não conseguimos comprar nem o  arroz e feijão”, reclamou.

A Chatuba passou por uma situação muito delicada não tem nem duas semanas, as chuvas deixaram muitas famílias sem nada. “Agora quando pensavam que iriam se erguer, muitos não conseguem nem trabalhar. Aqui, ajudamos com comida, leite, fralda e estamos pedindo papel, caderno, lápis de cor, tinta, massinha, livro de colorir e outros… Nossas crianças precisam de distração para aguentar esse confinamento” disse Bruna Simãozinho, vice-presidente do Instituto.

Outra preocupação são com os idosos, entre eles os acamados. Eles também precisam de atenção e recebem doação da ONG. ” Todas essas famílias já são muito carentes e na situação, eles precisam muito mais do nosso carinho e ajuda. Pedimos para eles, fraldas geriátricas, sabonete, álcool A70°, dentre outras coisas” afirmou a voluntária, Julia Fernandes.

A fundadora e presidente do Mundo Novo, Bianca Simãozinho, se diz muito preocupada com que ainda estar por vir. ” Vamos passar por momentos difíceis e a população da Chatuba vai precisar no nosso apoio. O vírus ainda não chegou por aqui, mas se chegar, queremos estar com bastante doação para ajudar quem precisa. Tentamos não aglomerar ninguém e estamos acatando todas as medidas de higienização e prevenção recomendados pelo Governo. Precisamos fazer a diferença, esse é o nosso papel”, ressaltou Bianca.

Quem quiser doar para o Instituto Mundo Novo, é só entrar em contato com a Bianca, pelo telefone 21994077328. A instituição fica na Rua Adolfo de Albuquerque, 109 –  Chatuba.