Jornal Povo

Coronavírus: PM vai fichar e fotografar quem frequentar praias e pontos turísticos no Rio

DO EXTRA – A PM do Rio vai fichar e fotografar pessoas que forem flagradas frequentando praias e pontos turísticos durante o combate ao coronavírus. Na última sexta-feira, policiais militares do Batalhão de Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) foram instruídos, através de um documento interno da unidade a que o EXTRA teve acesso, a “abordar e criteriosamente qualificar os usuários das praias e aqueles que estejam concentrados em outras áreas de interesse turístico, assim como tirar foto e encaminhar para o sistema da P-2 (serviço reservado do batalhão)”.

As recomendações, assinadas pelo capitão Luiz Augusto Vieira de Oliveira, chefe do setor de operações do batalhão, passaram a ser postas em práticas a partir do último sábado e valem por 15 dias. As abordagens serão feitas nas praias de Copacabana e Ipanema, no Pão de Açúcar, no Corcovado, na Região Portuária — nas imediações do Museu do Amanhã, do AquaRio e da montanha-russa RioStar —, na Estrada das Paineiras e na Vista Chinesa.

A medida tem como objetivo cumprir o estabelecido no decreto assinado pelo governador Wilson Witzel na semana passada, que proibiu que a população frequente praias, rios, lagos e pontos turísticos do estado durante o combate à epidemia. De acordo com a PM, entretanto, ainda “não houve registro de condução a delegacias”. A corporação alega que “em casos de desobediência, os policiais militares atuarão de acordo com o protocolo interno da corporação visando o cumprimento da legislação vigente”.

Já a Polícia Civil afirma que, em caso de condução de pessoas à delegacia, os infratores podem ser autuados em flagrante por crime contra a saúde pública. A pena por “infringir determinação do poder público, destinada impedir introdução ou propagação de doença contagiosa” pode chegar a um ano.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.