Jornal Povo

Rio começará a reabrir parte do comércio na 6ª feira, decide Crivella

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), decidiu nesta 4ª feira (25.mar.2020) que vai publicar novo decreto estabelecendo a retomada do atendimento de lojas de conveniência nos postos de gasolina e de lojas de material de construção.“O decreto está sendo editado. A partir de 0h de 6ª feira (27.mar.), os postos de gasolina voltam a abrir as lojas de conveniência. Não pode entrar para consumir no local. Você retira e vai embora”, afirmou o prefeito.

Por meio de seu perfil no Twitter, Crivella reforçou que começará a abrir, “aos poucos”, alguns comércios. “Mas vamos conscientizar a população de que não poderá haver aglomeração”, destacou.

Sobre as lojas de material de construção, o prefeito ressalta que, além das obras que estão sendo realizadas em toda a cidade, as lojas vendem material de limpeza e EPI (equipamento de proteção individual). Nas lojas de conveniência, será proibida a permanência dos clientes, que só poderão comprar e sair.

As proibições tinham sido publicadas num decreto de Crivella que determinava o fechamento do comércio, com algumas exceções. Até agora, seguem abertos apenas farmácias, supermercados, postos de gasolina e lojas de equipamentos médicos e ortopédicos.

O prefeito também informou que já começou o processo de encaminhamento de idosos que vivem em comunidades para hotéis. “Estamos levando 300 idosos para 2 hotéis. Esses idosos correm alto risco de gripe”, explicou. O abrigo nos hotéis acontecerá apenas se os idosos aceitarem o convite.

ALINHAMENTO COM BOLSONARO

A mudança de entendimento do prefeito –que deve concorrer neste ano à reeleição para a prefeitura– ocorre 1 dia depois de pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, em rede nacional, na noite de 3ª feira (24.mar).  O chefe do Executivo federal criticou o “confinamento em massa” e pediu a “volta à normalidade”.  O discurso gerou críticas por parte de autoridades. O presidente também foi alvo de panelaços durante seu manifesto em rede nacional.

“Eu agradeço muito a lição de otimismo, de fé, que o presidente da República conclamou a nação para a retomada da nossa economia. Hoje, a palavra é de absoluta confiança nas medidas tomadas e na retomada das nossas atividades”, disse Crivella.

WITZEL PODE DESAUTORIZAR

Se for preciso, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), avalia decreto para desautorizar a medida pensada pelo prefeito Marcelo Crivella, de abrir lojas de material de construção e de conveniência nos postos de gasolina da cidade do Rio a partir de sexta-feira. A informação é do colunista do jornal O Globo Ancelmo Gois.

De acordo com o jornal, o governador vai justificar a medida com base na sua competência de disciplinar sobre os procedimentos a serem adotados na Região Metropolitana no combate ao coronavírus