Jornal Povo

RJ vai promover aulas online para alunos da rede pública estadual

O governo estadual anunciou nesta terça-feira (24) que firmou uma parceria com a empresa Google para promover aulas online para estudantes da rede pública de ensino. A medida tem como objetivo dar continuidade às atividades escolares em meio à pandemia do novo coronavírusPara os alunos que não têm acesso à internet, a Seeduc (Secretaria Estadual de Educação) vai oferecer o material impresso nas residências dos estudantes.

Em caso de necessidade, eles poderão ter aulas reforço, quando a atividade presencial for normalizada.

Já a definição sobre o método de avaliação e o calendário de provas bimestrais ainda depende do tempo de interrupção do trabalho nas escolas.

“A ideia é manter os 200 dias letivos, mesmo que a Lei de Diretrizes e Base da Educação permita que diante da pandemia do coronavírus os estados terminem o ano letivo de 2020 com menos dias. O objetivo da Seeduc é não prejudicar nem desestimular os alunos durante o período de quarentena. As horas de aulas à distância serão contadas como horas-aula normais”, disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os professores da rede pública ficarão responsáveis por administrar as atividades na plataforma online, respeitando o quadro de horários das aulas presenciais.

Além disso, as Gratificações por Lotação Temporária (GLPs) dos docentes também estão mantidas, segundo o governo estadual.

A Seeduc adiantou ainda que as escolas particulares que não tiverem a própria plataforma podem buscar a viabilização do serviço junto ao Google